5 dicas que irão ajudar você a organizar a sua Clínica de Fisioterapia

Organização é primordial para que uma Clínica de Fisioterapia consiga prosperar, crescer e atender os pacientes da melhor forma. Atualmente a burocracia e os papéis que envolvem a gestão de uma clínica ou consultório, podem dificultar a atuação e a organização das atividades e acabar prejudicando os atendimentos realizados.

Assim sendo, seja para um consultório que foi recém-inaugurado ou para uma clínica que já esteja em pleno funcionamento há algum tempo, a melhor dica para que você consiga melhorar os resultados e mudar a situação da sua empresa pra melhor é a organização e gestão eficiente dos recursos. Isso porque, um ambiente de negócios precisa ser organizado ou então a chance de perder o controle e colocar a saúde financeira em risco é muito grande.

É comum que profissionais da área de fisioterapia e outras áreas da saúde, quando encaram o desafio de desenvolver seu próprio negócio, acabem não dimensionando corretamente os custos e envolvimento necessário para gestão do negócio.

Além dos serviços prestados no campo da fisioterapia, é importante desenvolver um bom ambiente de trabalho e atendimento aos clientes, organizar processos e documentos, controlar o fluxo de caixa com lançamento de entradas e pagamentos realizados e muito mais.

Para auxiliar você a melhorar a gestão da sua clínica ou consultório de Fisioterapia, listamos cinco dicas que podem ser aplicadas no seu negócio para melhorar a organização dos processos e que irão permitir melhoria na qualidade dos serviços prestados e nos resultados do negócio:

Cuide do ambiente da sua clínica ou consultório

Antes de tudo é importante prestar atenção ao local onde você está atendendo, pois quando um paciente lhe procura ele deseja receber um atendimento profissional e qualificado, o que passa pelo comportamento do atendente ou fisioterapeuta, mas depende também de haver um local adequado e bem organizado para recepção. Por isso, é fundamental que o ambiente seja bem limpo, agradável e confortável.

Muitos profissionais pensam que para organizar um ambiente vão gastar muito dinheiro, e isso não é verdade. Você não precisa comprar móveis caros ou fazer uma decoração incrível, pois o mais importante é que o paciente sinta-se à vontade. Para isso acontecer é preciso o mínimo de conforto, como uma sala bem arejada, mesa organizada, poltronas e uma sala com os equipamentos necessários para o atendimento.

A limpeza do ambiente é um ponto que merece atenção, pois qualquer sinal de sujeira ou falta de higiene pode comprometer a impressão do paciente e causar uma sensação de insatisfação.

Ofereça treinamento aos colaboradores

Se você possui uma equipe de funcionários, a primeira coisa que precisa saber é que todos os colaboradores devem ser treinados para conseguir desempenhar um bom papel dentro da empresa. Inicialmente deve-se criar um planejamento e com ele definir as ações de cada um e incentivar a busca por capacitação, caso não haja para determinada função.

Se você tem uma Clínica de Fisioterapia, mas não possui funcionários, o importante é buscar qualificação para conseguir desempenhar um bom trabalho. Por exemplo, se precisa fazer também a gestão financeira, é necessário realizar algum tipo de curso na área, para dessa forma conseguir entender o mínimo para gerenciar de forma correta.

Caso você seja um profissional autônomo ou funcionário, o interessante é sempre buscar qualificação, pois como os avanços acontecem diariamente, um conhecimento que você tem há um ano atrás modificou-se e pra conseguir manter a competitividade e o emprego, obter mais conhecimento é de suma importância.

Organize o seu financeiro

Mais do que atender os pacientes corretamente, para uma Clínica de Fisioterapia funcionar e conseguir obter sucesso, uma das partes primordiais é conseguir controlar o orçamento e o fluxo financeiro da empresa.

Você precisa entender que para manter a sua clínica em andamento, um dos requisitos é o faturamento que ela obtém, por isso mantenha os olhos bem abertos para esse setor tão importante. Para lhe ajudar, existem algumas ferramentas disponíveis de forma online que auxiliam na gestão financeira. Veja só:

  • Conta Azul – Gestão e controle financeiro
  • Superlógica – Gestão de Assinaturas e Controle Financeiro
  • ZeroPaper – Gestão e Controle Financeiro
  • Organizze – Sistema de gestão financeira para empresas e pessoas físicas
  • ZenFisio – Sistema de gestão para clínicas e fisioterapeutas, com controle financeiro integrado

Além disso, se você não quiser utilizar uma ferramenta online, pode elaborar planilhas com as entradas e as saídas, de forma mensal. Assim, você também consegue manter uma boa organização.

Adote um sistema de gestão

Contar com um sistema de gestão completo vai garantir para a sua Clínica de Fisioterapia mais agilidade nos atendimentos e processos burocráticos. Além disso, com um sistema de gerenciamento você consegue manter o seu paciente muito mais próximo, mesmo estando longe. Como o cotidiano de um fisioterapeuta pode ser burocrático e muitas vezes exaustivo, onde o profissional precisa registrar pacientes, atendimentos, avaliações e obter relatórios técnicos, um sistema pode facilitar a vida e melhorar a organização.

Se você procura um sistema funcional e simples, conheça o ZenFisio, sistema que pode facilitar muito a sistematização e organização da sua Clínica de Fisioterapia, reduzir o desperdício de tempo com a burocracia do dia a dia e ajudar a manter a organização.

Mantenha um bom contato com os pacientes

Como o paciente é “peça” indispensável, às suas necessidades devem vir em primeiro lugar. Portanto, é de grande importância manter com o seu cliente e paciente um bom relacionamento, desde a primeira vez que ele visita a sua clínica até em todos os atendimentos que ele vier a realizar. Hoje existe um conceito muito importante que é de humanizar o atendimento ao cliente. Enquanto antes o objetivo era atender e pronto, agora tudo mudou. Atualmente o profissional precisa e deve estar ao lado do seu cliente em todos os momentos, para fazer com que ele sinta-se seguro e possa se tornar futuramente um cliente fidelizado.

É importante ressaltar que fidelizar um cliente deve ser preocupação de profissionais de todas as áreas, inclusive fisioterapeutas, pois como o trabalho tem um foco total em pessoas, elas são imprescindíveis e a partir de suas necessidades é que a Fisioterapia acontece e os fisioterapeutas atuam.

Por isso tenha em mente que fidelizar um cliente e paciente é muito mais fácil e barato do que adquirir um novo, com isso sempre coloque em primeiro lugar o seu paciente e ele colocará você também em primeiro lugar!

E você, como faz a organização da sua Clínica de Fisioterapia? Compartilhe a sua opinião conosco nos comentários!

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