6 desejos para negócios e profissionais da área de Fisioterapia em 2020

Mais um ano iniciando e seguindo a tradição de planejar os desejos e objetivos para o novo ciclo que se inicia, listamos o que desejamos aqui na ZenFisio para os negócios e profissionais da área de Fisioterapia em 2020.

Já falamos aqui sobre os nossos objetivos e desafios para 2020 no artigo: ZenFisio: caminhos e desafios para inovação. Veja o artigo para saber as novidades que estamos preparando para esse ano para os usuários do Sistema ZenFisio e como pretendemos auxiliar nossos clientes a melhorarem a gestão e desenvolverem os seus negócios.

É comum em todo início de ano listarmos nossos desejos e metas para o ano, tanto na vida pessoal, como na atuação profissional, carreira e nos negócios. Porém, o mais importante, é fazer com que os desejos não fiquem apenas no papel, mas consigamos definir e realizar ações ao longo do ano que nos levem a alcançar os objetivos definidos.

Desejos para empresas e profissionais da Fisioterapia

A área de saúde e especificamente a área da Fisioterapia vem crescendo muito acima da média há tempos. Negócios como clínicas de beleza e estética, estúdios de pilates, clínicas de reabilitação e serviços como acupuntura ou quiropraxia, surgem e crescem rapidamente. Da mesma forma que a procura por serviços relacionados a beleza e saúde corporal aumentam continuamente e a tendência é de que continuem crescendo mais que outras áreas.

Porém, em paralelo ao crescimento da área e dos negócios, o mercado tem se tornado bastante competitivo. A cada dia surgem novos métodos de tratamento, equipamentos modernos e inovadores e com isso os clientes e o mercado em geral se tornam cada vez mais exigentes. Portanto, para acompanhar essa evolução você como profissional e/ou empresário(a) da área, precisa estar atento as mudanças e estar sempre evoluindo e melhorando.

Nesse sentido, para auxiliar no crescimento do seu negócio e da sua carreira, listamos 6 objetivos importantes que você deve ter para 2020, no caminho de se qualificar, se diferenciar no seu mercado de atuação e principalmente, melhorar a gestão do seu trabalho e a sua produtividade, para alcançar ainda melhores resultados ao final do ano.

1. Priorize a qualidade na prestação de serviço e atendimento

Qualidade nos serviços prestados e satisfação dos seus clientes são, com certeza, os fatores que irão garantir o sucesso e bons resultados do seu negócio.

Em relação a qualidade no serviço e satisfação do cliente, é importante entender que para isso ocorrer, a qualidade precisa estar presente em todos os momentos de interação com seu cliente, não apenas na prestação do serviço em si, embora esse seja o mais importante, claro. Portanto, alguns pontos que você deve dar atenção são:

  • Em primeiro lugar, eficiência e qualidade no serviço prestado
  • Educação e gentileza no atendimento na recepção e pelo profissional responsável
  • Organização e limpeza do ambiente
  • Clareza e transparência na troca de informações com o cliente
  • Preços justos e flexibilidade nas formas de pagamento
  • Comunicação ativa com clientes/pacientes e ações de pós-atendimento

Conseguir alcançar a satisfação dos clientes, pacientes e alunos é sempre um desafio para as clínicas, consultórios e profissionais da Fisioterapia, mas deve ser sempre o objetivo maior e foco da sua equipe.

Para saber como como está a satisfação dos seus clientes e o que pode ser melhorado, você pode realizar uma pesquisa simples de satisfação, com perguntas diretas pedindo a opinião dos pacientes e alunos sobre a experiência em todos os momentos de relacionamento com a clínica. Já falamos de forma detalhada sobre isso no artigo: Importância da pesquisa de satisfação com pacientes para clínicas de Fisioterapia.

2. Invista em qualificação e treinamento

Como o mercado da Fisioterapia e suas áreas relacionadas está em amplo desenvolvimento, se manter atualizado é imprescindível.

Independente da sua especialidade, busque qualificação constate, participando de eventos da área, treinamentos, cursos de métodos e técnicas novas e até mesmo invista em uma pós-graduação dentro da sua área de atuação.

Treinamentos e novos conhecimentos voltados para atendimento e gestão também são importantes. Por exemplo, qualificar as secretárias para melhoria no atendimento ou participar de qualificações voltadas para gestão de modo geral, como finanças, recursos humanos ou marketing. Pois hoje em dia, além de ser um bom profissional em sua área de especialidade, é fundamental possuir conhecimentos em áreas complementares.

Ao escolher em qual entidade ou qual qualificação realizar, busque sempre referências com algum conhecido que já realizou o treinamento ou conhece a instituição. Para áreas técnicas, o ideal é optar pelas referências na especialidade, por exemplo se você busca um curso de acupuntura ou pilates, busque a melhor formação na área, mesmo que o investimento seja razoavelmente maior. Pois conhecimento é um bem fundamental para você como profissional e para o seu negócio e o retorno sempre irá ocorrer com o valor que você irá agregar aos seus serviços e da sua clínica ou consultório.

3. Utilize um bom software de gestão

Sabemos o quanto a rotina de trabalho é agitada hoje em dia. Um bom sistema de gestão irá lhe ajudar a ganhar tempo no seu trabalho e agilidade no acesso as informações do seu negócio.

São inúmeros os ganhos e vantagens em utilizar um sistema para a gestão do seu negócio e do seu trabalho. Os benefícios são principalmente voltados à organização das informações e acesso rápido e prático a dados e relatórios e para a produtividade da equipe e do negócio, reduzindo a perda de tempo com papéis ou processos lentos e burocráticos.

Se você ainda não utiliza um sistema para gerenciar suas informações e processos, como cadastros de pacientes, agenda de atendimentos e controle financeiro, pesquise agora mesmo opções de sistemas, avalie as vantagens e desvantagens de cada opções, juntamente com o investimento necessário e comece a utilizar o sistema que melhor atende as suas necessidades o quanto antes.

Mesmo se você já utiliza algum software, avalie se ele está atendendo bem as suas necessidades e pesquise se há outras opções melhores no mercado. Muitas vezes seguimos utilizando sistemas defasados e caros por comodidade e resistência a mudança, mas outras opções podem ser muito mais completas e ainda demandaram menor investimento.

Para escolher a melhor solução de software basta você entender bem as suas necessidades, pesquisar opções disponíveis, comparar os benefícios e investimento necessário e com isso optar pelo sistema que entender ser a melhor opção.

Três dicas importantes:

  • Tente utilizar um sistema completo que atenda todas as suas necessidades, não sistemas diferentes para necessidades distintas, como por exemplo agenda e controle financeiro.
  • Avalie também a disponibilidade e qualidade do atendimento oferecido pelo sistema que você pretende utilizar, isso fará muito diferença no futuro.
  • Opte por sistemas que estão em constante evolução, para que esteja sempre atualizado e acompanhe a evolução da internet.

O Sistema ZenFisio é uma ótima opção para negócios da área de Fisioterapia, sejam clínicas, consultórios, stúdios de pilates, clínicas de estética ou qualquer outra área relacionada. O sistema é completo, integrando informações de clientes e pacientes, agenda de atendimentos, procedimentos internos de gestão da empresa, controle financeiro, relatórios e muito mais. Você pode conhecer todos os recursos do ZenFisio e até mesmo testar gratuitamente o sistema por 14 dias para conhecer os benefícios e vantagens.

4. Utilize a internet e redes sociais para comunicação e relacionamento

Dificilmente algum cliente seu não utiliza a internet ou não está nas redes sociais como Facebook e Instagram. Além disso, os usuários brasileiros estão entre os que mais ficam conectados à internet e mais tempo utilizam as redes sociais.

Portanto, estar presente nesses canais e se comunicar com seu público é imprescindível. Seja como profissional ou para o seu negócio, tenha uma página empresarial no Facebook e um perfil corporativo no Instagram, para publicar conteúdos e novidades sobre os serviços oferecidos ou informações gerais da empresa, por exemplo depoimentos de clientes satisfeitos.

Publicar conteúdos técnicos sobre o seus serviços e depoimentos de clientes geram autoridade e confiança. Por exemplo, se você ou os profissionais da sua equipe realizam cursos de qualificação ou possuem formação em técnicas específicas, não deixe de divulgar, também divulgue novidades como promoções e novos serviços oferecidos.

Não é necessário serviços de agências ou profissionais da comunicação para usar de forma qualificada a internet e as redes sociais e obter bons resultados. Basta comprometimento em atender e se relacionar com seus clientes e levar para eles informação sobre você, sua equipe e sua empresa, sempre de forma clara, verdadeira, qualificada e autêntica.

Se quiser saber mais, você pode baixar nosso: Guia de marketing na Internet e Redes Sociais para Clínicas de Fisioterapia e Fisioterapeutas.

5. Desenvolva diferenciais para o seu negócio / carreira

Como já mencionamos, o mercado de serviços das áreas de Fisioterapia, saúde e beleza está cada vez mais competitivo. E a melhor forma de se destacar e obter melhores resultados é conseguir se diferenciar de alguma forma da concorrência.

Essa diferenciação pode ocorrer de diferentes formas, sua clínica pode oferecer serviços que mais ninguém oferece na sua região, seu negócio pode ter o melhor atendimento, pode ter o ambiente mais limpo e agradável, oferecer pacotes de serviços e formas de pagamento únicas, pode ter uma localização e instalações muito favoráveis, pode ter os profissionais mais educados e gentis ou ainda criar experiências inovadoras ao longo da relação com o cliente que geram empatia e satisfação, como oferecer brindes/presentes ou criar situações inusitadas para deixar a experiência do cliente ainda melhor e fazer com se lembre de você por isso.

O mais comum é oferecer serviços inovadores como técnicas e tecnologias recentes, para isso você pode investir em equipamentos modernos e também em treinamentos e qualificação dos profissionais da sua clínica. Como as pessoas estão cada vez mais exigentes em relação a sua saúde e beleza, essa pode ser a melhor estratégia.

É válido mencionar sobre a possibilidade de diferenciação por preço, oferecendo serviços a valores mais acessíveis. Não achamos recomendado tentar ser a clínica ou profissional mais barato no seu mercado, pois há várias armadilhas nessa estratégia, onde você reduz muito as suas margens e pode entrar em situações de briga de preços direta com concorrentes ou em conflito com normas do conselho regulamentador da sua profissão. Essas situações são sempre desgastantes e podem comprometer a saúde do negócio. O ideal é sempre buscar se diferenciar pela qualidade em algo na prestação dos serviços.

6. Foco no que é mais importante para você e para o negócio

Com a correria do dia a dia é normal perdermos boa parte do nosso tempo com atividades secundárias e até mesmo pouco importantes.

Esse é um problema sério que pode comprometer e muito a sua produtividade e por consequência os resultados do seu trabalho. Mas felizmente é um problema que pode ser resolvido com medidas simples, como delegar para colegas atividades que podem ser transferidas e utilizar sistemas de gestão para organizar informações e atividades do seu cotidiano.

Os pontos que necessitam de mais importância e por consequência maior foco, devem estar diretamente relacionadas e ter relevância para o alcance dos seus objetivos como profissional e metas do seu negócio.

Seja você um profissional que atende diretamente seus pacientes ou um gestor que administra seu negócio, sua equipe, ou até mesmo ambos. Defina claramente as suas prioridades e o que é mais importante no seu trabalho, para que possa identificar as tarefas mais relevantes e delegar e até mesmo desconsiderar atividades que não irão contribuir nos seus objetivos.

Em relação ao foco e produtividade, organização é uma palavra fundamental. Para isso utilize um sistema de agenda de atendimentos como o da ZenFisio, para você ou para sua equipe. Para complementar no registro e organização das tarefas pessoais, você pode utilizar um software de gestão de projetos e tarefas, como o Trello, Quire, Wunderlist ou Microsoft To Do.

Para concluir, deixamos um desejo extra e tão importante quanto os já listados no artigo. Como o trabalho da Fisioterapia e áreas relacionadas influência significativamente no bem-estar e qualidade de vida das pessoas, tenha isso em mente e tente sempre contribuir positivamente para melhorar a saúde e beleza das pessoas que você ou seu negócio atendem, seja em um atendimento clínico que irá reabilitar seu paciente à procedimentos estéticos que vão elevar a auto-estima de seus clientes.

Conseguindo criar experiências positivas, prestar um bom atendimento e alcançar a satisfação dos seus clientes, com certeza seu negócio e sua carreira estarão no caminho do sucesso.

Se você achou esses desejos interessante para você ou para o seu negócio, não deixe de incluir na sua lista de objetivos para 2020. E o mais importante, planeje as ações que você precisa realizar a cada mês para alcançar todos os objetivos desejados para o ano.

E se tiver mais algum desejo que julga importante para profissionais e empresas da área de Fisioterapia, compartilhe conosco nos comentários.

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1 comentário

  • Sebastião Marcos Feliciano

    jun st, 2020 12:56 PM Responder

    Parabéns pela excelente colocação. Hoje todas as áreas devem estar conectadas às novas tecnologias, atentas às novas tecnologias e metodologias.

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