Oportunidades e opções de carreira na área de Fisioterapia

Os brasileiros estão se exercitando mais. De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada em 2017, cerca de 37,9% da população realiza a quantidade semanal de atividade física recomendada pela Organização das Nações Unidas (ONU): 150 minutos acumulados. Essa fatia era menor em 2009, quando a pesquisa apontou que 30,3% dos brasileiros seguiam a recomendação da ONU.

A evolução segue uma tendência mundial. A busca pelo bem-estar aumentou. O comportamento atual, via de regra, inclui a maior preocupação das pessoas com a prevenção de doenças e com a longevidade. Consequentemente, áreas profissionais ligadas aos cuidados com o corpo ganham destaque. É o caso da Fisioterapia. Em 2015, por exemplo, os planos de saúde registraram um aumento de 43% na procura por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

As novas prioridades da sociedade trazem oportunidades ao setor. Por isso, listamos aqui as áreas de atuação da Fisioterapia que já despontam entre as mais requisitadas pelo mercado ou apresentam grande potencial de crescimento. Essas atividades podem servir como bússolas à especialização e ao desenvolvimento da carreira dos fisioterapeutas.

Fisioterapia Estética: O espaço dos fisioterapeutas num mercado sempre aquecido

Estar em paz com o espelho é um dos fatores-chave para a qualidade de vida. Tanto que o segmento de beleza e estética está entre os mais concorridos do mundo. O Brasil, por exemplo, é o quatro maior mercado mundial nessa área. Em 2016, as empresas do setor movimentaram R$ 45 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Os fisioterapeutas podem atuar nessa área, através da chamada Fisioterapia Estética – também conhecida como Dermato-Funcional, que se divide em duas vertentes: reparadora e estética.
O segmento Dermato-Funcional voltado à reparação faz jus ao nome. Ele é direcionado à reversão de úlceras, cicatrizes, feridas e queimaduras. O trabalho se concentra em atendimentos de pré e pós-operatório, tanto em clínicas quanto em hospitais.

Já a atuação estética inclui cuidados com a pele, drenagens, massagens e tratamento contra a celulite. As técnicas fazem uso de aparelhos e métodos específicos – como equipamentos a vácuo, ultrassom e estimulação elétrica ou a laser – e podem ser realizadas a domicílio, em clínicas ou até em salões de beleza.

Como se preparar?

A especialidade Dermato-Funcional foi reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) em 2009 e já possui cursos de pós-graduação e de extensão em diversas faculdades.

Fisioterapia Laboral: Cresce a valorização dos benefícios trazidos pela fisioterapia no ambiente profissional

Os cuidados com a saúde dos trabalhadores representam outro campo em expansão para os fisioterapeutas. Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em 2016, aponta que 84% das empresas do setor realizam o monitoramento de aspectos ergonômicos no ambiente de trabalho.

Essa é apenas uma das funções executadas pelos fisioterapeutas no segmento corporativo. Além de supervisionar a adequação biomecânica e ergonômica dos equipamentos e do mobiliário envolvidos nas atividades produtivas, os profissionais também atuam na prevenção e na recuperação de lesões e problemas físicos decorrentes da prática laboral diária.

A Fisioterapia Laboral cresce em importância devido ao grande número de afastamentos causados pelas Lesões por Esforços Repetitivos (LER).

Segundo o Ministério da Saúde, as LERs são responsáveis por cerca de 100 mil afastamentos profissionais por ano no país. Por isso os investimentos nessa especialidade geram tantos benefícios – aos funcionários e às empresas.

Ginástica Laboral

Um dos serviços mais requisitados pelas empresas é a Ginástica Laboral. De curta duração, a atividade física é realizada no ambiente de trabalho e inclui a aplicação de exercícios de relaxamento e de tonificação das estruturas musculares envolvidas nas tarefas diárias.

Fisioterapia Gerontológica: A atuação do fisioterapeuta tem tudo a ver com o desejo de viver mais e melhor

A expectativa de vida da população brasileira vem crescendo a cada ano, segundo o IBGE em 2015, o brasileiro vivia, em média, 75,5 anos e em 2016 a expectativa de vida chegou aos 75,8 anos.

Mas a população não quer apenas viver mais: a ideia é também viver melhor. Segundo o Ibope, cerca de 77% das pessoas com mais de 50 anos consideram a saúde como a principal preocupação na vida. Cada vez mais, as pessoas pretendem estender a sua plenitude física – abrindo espaço para a Fisioterapia Gerontológica.

A Fisioterapia Gerontológica é especializada em reabilitação de idosos. Ela serve à prevenção de problemas que possam surgir ou se intensificar com o passar dos anos, debilitando a qualidade de vida dos pacientes. A prevenção de quedas, acidentes responsáveis por encurtar a vida dos idosos, também ganha importância na especialidade.

Estudos médicos apontam que a quebra do fêmur em pessoas com mais de 80 anos apresenta um índice de mortalidade de 30% no período de seis meses após a ocorrência. O percentual chega a 50% em um ano.

Atendimento domiciliar

Em geral, a Fisioterapia Gerontológica prioriza os atendimentos domiciliares, devido às condições dos pacientes. Isso pode ser uma boa opção para profissionais que não pretendem investir na montagem de um espaço físico de trabalho.

Fisioterapia e Gameterapia: Utilizar as inovações tecnológicas no tratamento pode ser o caminho para a diferenciação profissional

As novas tecnologias estão trazendo impactos para todas as áreas da saúde. No caso da Fisioterapia, o mercado começa a apresentar recursos que podem ser verdadeiros diferenciais. Um deles é a gameterapia. O método utiliza plataformas sensoriais de videogames para trabalhar movimentos de força e equilíbrio, voltados à reabilitação de pacientes com problemas neurológicos e ósseos.

Lúdica e dinâmica, a gameterapia torna mais interessante o atendimento a crianças e jovens – já acostumados com as diversões virtuais –, mas pode ser aplicada em pacientes de qualquer idade. O sistema foi criado no Canadá, onde já existe até um videogame específico para a fisioterapia. Lançado em 2001, o iRex custa US$ 13 mil e possui 20 jogos projetados para a aplicação de diferentes tratamentos.

Canal no Youtube

Na plataforma de vídeos, os fisioterapeutas podem postar conteúdos relacionados às suas especialidades, tornando-se referências no tema e ampliando sua rede de contatos e pacientes.

Escolha a sua especialidade e mantenha-se atualizado

O segmento de Fisioterapia está aquecido – e a tendência é de que continue em forte crescimento. Saúde e bem-estar vão de destacar cada vez mais no radar das pessoas. Surgirão inovações tecnológicas direcionadas ao tratamento de problemas motores.

Elementos como esses podem modificar o paradigma de algumas terapias e até redefinir os conceitos acerca de determinadas condutas clínicas nos próximos anos.

Portanto, o profissional de fisioterapia deve estar constantemente atualizado sobre as práticas de sua área. E os programas de atualização estão entre as ferramentas mais indicadas para isso. Existem inúmeras instituições de ensino especializadas na área de Fisioterapia, como o Secad, que oferece uma série de conteúdos direcionados aos fisioterapeutas. Elaborados por profissionais conceituados, os materiais primam pelo dinamismo e pela aplicação prática, contribuindo para a capacitação e o desenvolvimento contínuo dos profissionais.

Seja um profissional atualizado e esteja sempre a frente na sua área de atuação!

Compartilhe conosco nos comentários sua opinião sobre as áreas mais promissoras no campo da Fisioterapia e quais cursos ou instituições de ensino você recomenda.

Também pode ser do seu interesse:

Deixe seu comentário!