Como melhorar a experiência do paciente com o uso da tecnologia
Em um mercado cada vez mais competitivo, a excelência clínica não é o único diferencial para fisioterapeutas e profissionais da saúde. Buscar recursos que otimizem a gestão e melhorem a experiência do paciente, como parte de um todo, tornou-se fundamental.
Portanto, é nesse contexto que a tecnologia se enquadra como uma aliada indispensável: ela torna a jornada de saúde mais prática, conectada e centrada no paciente, permitindo uma comunicação mais fluida e um acompanhamento mais próximo.
Neste artigo, você vai entender como aplicativos e ferramentas digitais podem transformar sua prática clínica, proporcionando mais eficiência e qualidade nos serviços prestados.
Tecnologia a favor do paciente: aplicativos de saúde
O mercado de aplicativos de saúde cresce constantemente. Segundo dados do Ministério da Saúde, apps como o Meu SUS, já alcançaram a marca de 2,5 milhões de usuários.
Além disso, segundo o relatório State of Mobile 2025 – Health & Fitness, da Sensor Tower, os downloads globais de apps de Saúde & Fitness cresceram 6% em 2024, com destaque para o subgênero de Medical Tracking, que teve um aumento de 43% nos downloads.
As pesquisas também comprovam que essa é uma tendência em consolidação, principalmente devido à aceleração da aderência após a pandemia da Covid-19. A preocupação com a saúde é uma realidade: os usuários estão em busca de apps que os aproximem de hábitos e cuidados necessários, com praticidade e rapidez.
Gestão integrada que organiza seu trabalho e valoriza o atendimento
Contar com um sistema de gestão completo significa ganhar mais tempo para oferecer um atendimento de qualidade e proporcionar uma experiência ágil e organizada, transmitindo confiança para os seus pacientes. Além disso, você demonstra estar atualizado e acompanhando as tendências do mercado e do segmento.
E é isso que o ZenFisio proporciona, um software completo que, além de oferecer aplicativo para pacientes, otimiza as tarefas do dia a dia. Ou seja, ele auxilia em todas as etapas do seu negócio, desde a gestão das informações, organização da agenda e prontuário eletrônico, até o controle financeiro integrado aos atendimentos, entre outros recursos.
App FiqueZen: simplificando e conectando a jornada do paciente
São inúmeros os benefícios, tanto para você e sua clínica quanto para os pacientes. Com um aplicativo, é possível centralizar todas as informações em apenas uma plataforma, garantindo mais organização e transparência ao paciente.
Por isso, confira alguns dos recursos disponíveis no FiqueZen:
Agenda disponível 24 horas
O app permite que os pacientes solicitem, confirmem ou cancelem agendamentos. Além de acompanharem seu histórico de atendimentos.
É possível configurar dias e horários que ficarão disponíveis, definir a antecedência mínima para solicitações e estabelecer quais agendamentos serão considerados no limite de solicitações por horário.
Notificações e lembretes
Com o FiqueZen, você pode enviar notificações automáticas de lembrete de atendimento.
Basta ativar a opção nas configurações, e o paciente passará a receber notificações com lembretes de agendamentos. Também é possível escolher a antecedência com que o aviso será enviado.
Prontuário Eletrônico
Outro recurso disponível no FiqueZen é a liberação do acesso às informações de avaliações e evoluções registradas pelos profissionais no ZenFisio, direto no aplicativo.
Dessa forma, o paciente pode conferir todas as informações registradas em seu prontuário, o que permite um acompanhamento detalhado do seu histórico.
Cobranças
O paciente pode acessar todas as informações financeiras sobre seus atendimentos, visualizando os pagamentos realizados, os pendentes e as respectivas datas de vencimento.
Integração total com o ZenFisio
O aplicativo FiqueZen já está incluído na assinatura de qualquer plano do ZenFisio e foi desenvolvido para melhorar a conexão entre clínicas e pacientes, proporcionando mais autonomia de forma totalmente integrada ao sistema.
Com essa integração, a clínica pode escolher quais informações disponibilizar no aplicativo, como solicitações de agendamento, prontuários, dados financeiros e histórico de atendimentos. Todos os agendamentos feitos no FiqueZen são sincronizados automaticamente com a agenda do ZenFisio.
Além disso, os pacientes podem alterar seus próprios dados diretamente no aplicativo, como o endereço, telefone de contato, entre outros. A clínica, por sua vez, pode coletar estas informações de forma prática, mantendo o cadastro do paciente atualizado e ainda mais completo.

Que tal dar um passo à frente na gestão do seu negócio?
O uso da tecnologia e aplicativos de saúde já são uma realidade e se mostram essenciais para clínicas e consultórios que desejam oferecer uma experiência diferenciada aos seus pacientes.
Com soluções como o ZenFisio e o FiqueZen, profissionais da saúde podem otimizar sua rotina, reduzir tarefas administrativas e, principalmente, fortalecer a relação com seus pacientes por meio de uma jornada de cuidado mais conectada, prática e eficiente.
Por fim, convidamos você para testar o ZenFisio gratuitamente e descobrir, na prática, como simplificar sua rotina. Conte com a tecnologia do sistema para melhorar a experiência e ainda promover mais autonomia aos seus pacientes.
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