Atuação da Fisioterapia nos sintomas do Coronavírus

A COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo SARS-CoV-2 (coronavírus) que compromete o trato respiratório. Com o surto da doença em vários países, autoridades e profissionais da saúde estão preocupados com a velocidade de disseminação do vírus.

Grande parte dos pacientes infectados apresentam leves sintomas ou até mesmo não os desenvolvem. Uma parcela menor de pacientes evolui para um estágio mais grave, necessitando de hospitalização e, em alguns casos, de ventilação mecânica (VM).

Nesse cenário de complicação respiratória e necessidade de ventilação mecânica, o trabalho do Fisioterapeuta se torna fundamental no auxílio para a recuperação dos pacientes com Covid-19.

Dentro da atuação do Fisioterapeuta, a Fisioterapia Respiratória desempenha um importante papel mediante os sintomas mais críticos de complicação respiratória, com a finalidade de contribuir para atenuar os sintomas ocasionados pela doença e auxiliar na recuperação.

Esta atuação ocorre em vários âmbitos, desde a participação na equipe multidisciplinar prestando assistência ao paciente grave (intubação, ventilação mecânica e mudanças de decúbito) até condutas de terapia para remoção de secreção brônquica e melhora da função respiratória.

Estratégias de mobilização precoce

Pacientes hospitalizados tendem a experienciar o imobilismo como consequência da dinâmica hospitalar e assim, se restringindo ao leito. A Fisioterapia dispõe de condutas (sempre que há segurança hemodinâmica e metabólica) que preconizam mobilizações e visam preservar ou melhorar a integridade e amplitude do movimento articular, força muscular.

Essas mobilizações podem ocorrer no leito e evoluírem para sedestação beira-leito, treino de equilíbrio, treino de sedestação-ortostase, cicloergometria e até deambulação.

Esse vasto leque de programas de exercícios traz benefícios que não estão restritos ao sistema musculoesquelético, mas trazem uma melhora do quadro geral do paciente, visto que a resposta da capacidade cardiorrespiratória é positiva frente a um exercício bem prescrito, diminuindo as complicações e sintomas da COVID-19.

E após a recuperação?

Aqui vai mais uma abordagem pouco falada no cenário atual, mas que demonstra uma possibilidade em ascensão: pacientes críticos em muitos casos necessitarão de cuidados da Fisioterapia mesmo após alta do hospital e recuperação da doença.

Tendo em vista a importante redução das capacidades pulmonares que comprometem a qualidade de vida das vítimas desta pandemia, é necessário se atentar para que haja serviços de fisioterapia respiratória prontamente aptos para essa demanda de pacientes.

Por: Sanar Saúde