5 comportamentos essenciais para a carreira de um fisioterapeuta

Todas as profissões demandam competências aos profissionais que atuam em cada área. Por exemplo, um engenheiro que necessita de afinidade com cálculos matemáticos ou um vendedor que depende de suas habilidades de comunicação e persuasão para desempenhar bem suas atividades.

Essa necessidade não é diferente para os profissionais de Fisioterapia, independente da área de atuação dentro da Fisioterapia. Já que, além de ter conhecimento sobre o corpo humano e diferentes técnicas de tratamento para todos os casos possíveis em cada área, esses profissionais também precisam ter boa habilidade de relacionamento com seus pacientes, por exemplo.

Vejamos então algumas competências importantes que um fisioterapeuta deve ter ou buscar:

Comunicação

Boa parte das atividades de um fisioterapeuta envolve comunicação com os pacientes, desde o levantamento de informações até orientações em relação ao tratamento ou exercícios necessários. O fisioterapeuta tem o papel de explicar a importância das atividades a serem desenvolvidas nos atendimentos e os benefícios que as atividades irão causar para a recuperação dentro do tratamento.

Também sabemos que o comprometimento dos pacientes é relevante para o sucesso do tratamento em boa parte dos casos atendidos na fisioterapia, para isso o profissional precisa ter uma boa capacidade de argumentação e persuasão. Para que possa gerar no paciente esse comprometimento necessário para o sucesso do tratamento.

Busca contínua de novos conhecimentos

O fisioterapeuta deve estar sempre atualizado em relação aos novos métodos de tratamento que estão sendo realizados e quais os resultados gerados. Também é importante saber identificar fontes confiáveis para pesquisas e referência.

Buscar qualificação em cursos e especializações também é importante. Claro que essa busca de conhecimento depende muito da área de atuação do fisioterapeuta, mas o recomendado é optar por instituições que sejam referência nas áreas dos cursos oferecidos e que tenham instrutores com grande prática e reconhecidos por seu histórico de trabalho.

Desenvolver o hábito de leitura também é importante. Não deixe de ler livros técnicos sobre sua área de atuação dentro da fisioterapia e demais áreas da saúde. A internet, através de portais de conteúdo e redes sociais também pode ser uma boa fonte de informação.

Quanto mais os profissionais dedicam tempo na busca de conhecimento, melhores fisioterapeutas se tornarão.

Saber trabalhar em equipe

Mesmo os fisioterapeutas que trabalham de forma independente, devem saber se relacionar com outros profissionais. Principalmente em relação a troca de informações dos pacientes, o que pode acontecer com outros fisioterapeutas ou com profissionais de outras áreas, como médicos ou enfermeiros.

Agora, se o profissional atua em alguma clínica ou ambiente coletivo, a importância do trabalho em equipe aumenta ainda mais. O convívio saudável e a troca de informações com outros profissionais é fundamental e contribui para o melhor desempenho de todas as funções.

Comportamento empreendedor

Como conceito para a palavra empreender vamos considerar: “disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios“.

Por isso escolhemos essa palavra, pois representa um conjunto de habilidades que fazem do profissional um bom fisioterapeuta. No cotidiano de trabalho no mundo da Fisioterapia, ter iniciativa, comprometimento, capacidade de organização, boa gestão do tempo e tantas outras habilidades, é fundamental para conseguir alcançar bons resultados em tratamentos e atendimentos prestados aos pacientes.

Um perfil empreendedor também irá auxiliar no desenvolvimento da carreira, onde o profissional pode conquistar novas posições como fisioterapeuta ou até mesmo ser bem sucedido em um negócio próprio como uma clínica. Nesse sentido a Fisioterapia tem muitas áreas de atuação que vêm crescendo continuamente e há inúmeras oportunidades de negócio para fisioterapeutas que queiram criar um negócio próprio.

Saber utilizar a tecnologia a seu favor

A tecnologia está cada vez mais presente em todas as áreas e não é diferente com a Fisioterapia. Todos os dias surgem novos métodos de tratamento e novos equipamentos que melhoram a qualidade dos atendimentos. Estar à frente na utilização desses métodos pode ser um diferencial para o fisioterapeuta, por isso é importante que hospitais, clínicas e fisioterapeutas acompanhem as novidades que a tecnologia oferece e invistam em inovação para disponibilizar ao mercado e aos seus clientes o que há de melhor e mais atualizado dentro da área que atuam.

Além disso, o cotidiano dos fisioterapeutas é cheio de burocracia com registro de pacientes, atendimentos, relatórios técnicos e tudo mais. Para reduzir o tempo gasto com esse tipo de atividades, existem soluções de sistemas de informação que permitem uma gestão completa de pacientes e atendimento, controle de agenda, geração de relatórios automáticos e muito mais. Uma boa opção de sistema desse tipo para fisioterapeutas é o ZenFisio, que pode facilitar muito a vida dos profissionais e reduzir o desperdício de tempo com burocracia no dia a dia.

Bem, podemos perceber que além das aptidões técnicas de um fisioterapeuta, alcançar sucesso na carreira vai muito além de esforço e dedicação, é necessário várias habilidades comportamentais para que as conquistas sejam alcançadas.

Mas nunca esqueça que, em primeiro lugar, deve estar sempre o paciente, ele é o propósito maior do trabalho do fisioterapeuta, onde a busca de qualidade nos atendimentos e foco nos resultados deve sempre ser o objetivo maior. Todos os outros fatores são complementares e quanto melhor o profissional desempenhar as habilidades descritas nesse artigo, mais chances terá de alcançar sucesso profissional na sua carreira de fisioterapeuta.

Também pode ser do seu interesse:

1 comentário

Deixe seu comentário!