Dicas para aproveitar a Black Friday e atrair novos clientes para sua clínica

Novembro chegou e as expectativas sobre a Black Friday já são notadas em todos os segmentos! Essa é uma das promoções mais aguardadas do ano, à nível global.

Segundo a ABComm Forecast, a expectativa para 2025 é movimentar em torno de R$ 13 bilhões apenas em vendas online, crescimento próximo de 15% em relação ao ano passado.

E embora a data oficial seja apenas na última sexta-feira do mês (28), as promoções já começam a ser divulgadas com bastante antecedência, iniciando ainda em outubro e seguindo durante todo o mês de novembro.

Devido a grande adesão do público, o comércio e os prestadores de serviço incorporaram a data promocional em suas estratégias de mercado e os consumidores esperam esse período para adquirir bens e serviços de interesse.

Mas, para profissionais da saúde, serviços ou procedimentos relacionados à Fisioterapia, existem restrições para a oferta e divulgação de descontos.

Fique atento às restrições na área da saúde

Descontos relacionados à Black Friday em serviços de fisioterapia e outras áreas da saúde, podem violar o código de ética da profissão e estão sujeitos à fiscalização. Portanto, é fundamental estar atento às normas e regulamentações antes de adotar práticas promocionais.

Dessa forma, para evitar problemas legais e garantir que sua campanha esteja alinhada com os princípios éticos exigidos, atente-se ao regulamento.

O que diz o COFFITO em relação à Black Friday?

Apesar de muitas clínica e profissionais praticarem promoções sazonais, o COFFITO (Conselho Nacional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e os CREFITOs (Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), não aprovam promoções de serviços de fisioterapia e terapia ocupacional.

Consideram que promoções como a Black Friday configuram infração ética, pois a saúde não deve ser tratada como produto ou mercadoria para promoções sazonais.

Segundo o Artigo 40, da Resolução nº 424/2013 e nº 425/2013, do Código de Ética e Deontologia para Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, é proibido:

  • I – afixar valor de honorários fora do local da assistência fisioterapêutica, ou promover sua divulgação de forma incompatível com a dignidade da profissão ou que implique em concorrência desleal.

Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e profissionais de outras áreas da saúde podem usar a publicidade regular na Black Friday com clareza e cumprindo os princípios e diretrizes do Código de Ética e Deontologia de suas respectivas profissões, como afirma o Crefito-9.

Como atrair novos clientes e pacientes durante a Black Friday?

Mesmo havendo restrições em relação a promoções e oferta de descontos, há inúmeras alternativas para explorar a data com o objetivo de atrair novos clientes e fidelizar pacientes.

Aqui vão algumas dicas que podem ser úteis para você aplicar no seu negócio, ainda este mês:

Oferta de brindes

Oferecer um brinde exclusivo é uma forma simples, mas eficiente de encantar e fidelizar pacientes.
Mais do que um presente, pode representar cuidado e atenção, reforçando a experiência positiva com sua clínica.

Para definir o brinde ideal, avalie o custo e o impacto que ele pode gerar na percepção de valor dos seus serviços.

Itens de uso pessoal, acessórios esportivos, produtos de bem-estar ou até itens relacionados ao procedimento realizado, costumam agradar e manter sua marca presente no dia a dia do paciente.

Sorteio de presentes

A ideia é semelhante à entrega de brindes, mas pode ser mais direcionada. Você pode optar em sortear presentes entre os clientes que contratarem algum serviço durante o período da campanha de Black Friday.

Optando pelo sorteio, você pode incluir pacotes de serviços, como sessões de fisioterapia, massagem ou produtos que se conectem com a proposta de bem-estar e dos serviços prestados em sua clínica.

Campanha de indicação para clientes

Outra estratégia que pode ser explorada é a de indicação: seu paciente indica amigos ou familiares para o seu negócio! Quando seus clientes indicam os serviços para outras pessoas, é como se você ganhasse um ‘’vendedor’’ para seu negócio. 

Além disso, a indicação encurta o caminho da jornada entre conhecimento de marca e contratação de um serviço, pois traz mais credibilidade para quem ainda não o conhece. 

Para tornar a campanha mais atraente, ofereça benefícios como condições especiais para os pacientes que indicarem.

Facilidades e condições de pagamento flexíveis

Essa talvez seja a alternativa mais prática para você e seu negócio! Oferecer parcelamento no cartão de crédito, por exemplo, pode atrair mais pessoas por conta da conveniência de não desembolsar o valor à vista. 

Além disso, facilitar o pagamento, especialmente em serviços de maior valor, pode ser um diferencial em períodos do ano como este, quando se acumulam promoções, festividades e a necessidade de cumprir metas pessoais.

Porém, esteja atento à forma de pagamento escolhida para evitar inadimplência ou taxas dos meios de pagamento utilizados. O cartão de crédito, apesar das taxas, é mais seguro para essa proposta, pois o recebimento do valor é garantido!

Como aproveitar a Black Friday na área da Fisioterapia e T.O.?

Embora a promoção direta de descontos seja restrita a profissionais na área da saúde, existem diversas alternativas criativas e eficazes para atrair novos clientes e pacientes durante a Black Friday:

Modernize e invista em equipamentos

Esse pode ser um bom momento para investir em novos equipamentos e modernizar seu espaço de atendimento.

Essas práticas já fazem parte da rotina de profissionais como os fisioterapeutas, mas em períodos de Black Friday, você também pode garantir condições especiais.

Além dos descontos, fique atento a outras vantagens oferecidas pelas lojas, como frete grátis, cupons de desconto adicionais, e programas de fidelidade que podem aumentar ainda mais a economia durante as compras.

Nesse contexto, é possível aproveitar ofertas na área de fisioterapia, terapia ocupacional, equipamentos para pilates, estética e muito mais. Por isso, vale a pena pesquisar!

Realize capacitações e cursos para a equipe

Mencionado no Artigo 8 do Código de Ética, o “fisioterapeuta deve se atualizar e aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais, […] inserindo-se em programas de educação continuada e de educação permanente.”.

Por isso, nada melhor que aproveitar a Black Friday 2025 e ir em busca de capacitações ou cursos, para você e todos os colaboradores de sua equipe. Uma clínica com bons equipamentos e funcionários capacitados irá oferecer melhores experiências aos clientes e ganhar credibilidade com o seu público, bem como, na área de atuação.

Além de cursos rápidos, sejam online ou presenciais, pesquise por especializações e estudos de longo prazo ou, fique de olho em e-books e livros físicos para adquirir ainda mais conhecimento sobre as técnicas e procedimentos com que você trabalha.

Otimize e descomplique a gestão da clínica

Com a diversidade de ferramentas e recursos disponíveis no mercado, uma coisa é certa: precisamos utilizar a tecnologia em nosso benefício para que seja possível evoluir os processos, reduzir custos e aumentar a produtividade.

Gerenciar uma clínica ou consultório é um processo que demanda muita energia e dedicação, além de envolver inúmeros processos burocráticos. Mas, é possível melhorar e otimizar esses processos, tornando a gestão da clínica ou consultório descomplicada.

Na Black Friday 2025 aproveite para pesquisar, avaliar e adquirir um software de gestão.

Com esses sistemas, é possível gerenciar os agendamentos, cadastros de pacientes, manter o prontuário atualizado e acessível, realizar o controle financeiro integrado aos atendimentos, gerar relatórios, além de fidelizar e atrair clientes com estratégias eficazes de marketing. E ainda, ofertar um App exclusivo para pacientes!

Entre os principais e mais completos softwares do mercado, temos o Sistema ZenFisio.

Mas, lembre-se, é importante pesquisar antes de adquirir um sistema de gestão, para entender de que forma ele irá auxiliar nas tarefas de sua clínica. Veja neste artigo, o que é preciso avaliar para escolher o melhor software de gestão.

Aproveite para repor o estoque de produtos

Independente da área, se você costuma comprar produtos de fornecedores, aproveite este mês de ofertas para repor o estoque do seu negócio.

Utilize a vantagem da Black Friday e negocie melhores valores com os seus fornecedores. Assim, você garante um estoque completo para iniciar o ano de 2026, com um bom planejamento estratégico para vendas e crescimento.


Apesar das limitações em relação à promoções e descontos na Black Friday na área da saúde, agora você já sabe que é possível se beneficiar de várias outras formas nessa data.

Aproveite para captar novos clientes! Este é um período em que os consumidores estão buscando novas experiências e benefícios. Faça algum tipo de campanha com benefícios para os seus clientes, conforme sugerido no artigo.

Ao investir em outros setores da sua clínica, você também consegue elevar a qualidade de todos os processos e obter melhores resultados no futuro.

Portanto, use a Black Friday 2025 para investir no crescimento do seu negócio, oferecendo ótimas experiências e criando novas oportunidades para fidelizar e atrair mais clientes para a sua clínica, consultório ou studio.

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