Dicas para aproveitar a Black Friday e atrair novos clientes para sua clínica

A Black Friday se tornou um evento conhecido no mundo todo pela oferta de grandes promoções e descontos elevados. Inicialmente os descontos foram oferecidos por empresas de varejo, mas, hoje em dia, praticamente todos os setores de negócios costumam aderir às promoções, inclusive prestadores de serviços.

Oficialmente, a Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro. Em 2021, a data oficial da Black Friday é no dia 26 de novembro. Porém, algumas promoções ocorrem ao longo da semana e até mesmo, durante todo o mês de novembro.

No entanto, para aderir à Black Friday, há restrições para oferecer e divulgar descontos em serviços ou procedimentos relacionados a Fisioterapia e outras áreas da saúde. Por isso, o tema Black Friday é bastante polêmico e tem sido muito debatido nos últimos anos.

Devido a grande adesão do público, o comércio e os prestadores de serviço incorporaram a Black Friday em suas estratégias de mercado e os consumidores esperam esse período para adquirir bens e serviços do seu interesse.

A Black Friday se tornou sinônimo de boas oportunidades de negócios, tanto para as empresas, como para os consumidores.

Porém, é preciso ficar atento, pois descontos relacionados a Black Friday na área da Fisioterapia e outras áreas da saúde podem ferir o código de ética e são passíveis de fiscalização.

Dessa forma, tome cuidado com as promoções em sua clínica. E continue acompanhando o conteúdo para conferir dicas e orientações para atrair novos clientes na Black Friday, de outras maneiras.

Orientações do COFFITO em relação a Black Friday

O COFFITO (Conselho Nacional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e os CREFITOs (Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), não aprovam a Black Friday. Apesar de ainda ser realizada por muitos negócios e profissionais.

Segundo o Artigo 40, da Resolução nº 424/2013 e nº 425/2013, do Código de Ética e Deontologia para Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, é proibido:

Afixar valor de honorários fora do local da assistência fisioterapêutica, ou promover sua divulgação de forma incompatível com a dignidade da profissão ou que implique em concorrência desleal.

No ano de 2019, conselhos federais se uniram para a não mercantilização da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com foco na concorrência desleal que é gerada pela divulgação de valores abaixo do Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (RNPF), como mencionado na notícia publicada pelo Crefito-1 e o Crefito-16.

Já em 2020, o COFFITO divulgou a campanha “Saúde não é mercadoria” com o intuito de alertar os profissionais sobre a prática da Black Friday, que é ilegal nessas áreas e pode comprometer o paciente, o profissional e ocasionar na desvalorização dos serviços prestados e dos profissionais, como cita o Crefito-3 que divulgou uma nota na época.

Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e profissionais de outras áreas da saúde podem usar a publicidade regular na Black Friday com clareza e cumprindo os princípios e diretrizes do Código de Ética e Deontologia de suas respectivas profissões, como afirma o Crefito-9.

Como atrair novos clientes e pacientes durante a Black Friday?

Mesmo havendo restrições em relação a promoções e oferta de descontos, há inúmeras alternativas para campanhas de Black Friday para clínicas, consultórios, studios de pilates e profissionais de Fisioterapia.

Oferta de brindes

Uma estratégia bastante eficiente para atração de clientes e pacientes é oferecer brindes na aquisição de determinados procedimentos ou pacotes de serviços.

Além de atrair, a sensação de ganhar um brinde adicional causa satisfação e uma boa experiência ao seu cliente.

Por exemplo, itens de uso pessoal, utensílios para prática de esporte ou utilidades para a casa são opções de presentes interessantes.

Para escolher um bom brinde, considere o custo dos itens e o impacto nas receitas de atração dos clientes e comercialização dos serviços.

Sorteio de presentes

Semelhante a entrega de brindes, você pode optar em sortear presentes entre os clientes, que adquirem algum serviço durante o período da campanha de Black Friday.

Optando pelo sorteio, você pode oferecer presentes de maior valor e significado para os ganhadores. Algumas opções de presentes são pacotes de viagens ou hospedagens em hotéis e resorts, utensílios de uso pessoal, como calçados e roupas, cursos para qualificação profissional, equipamentos para casa, entre outros.

Campanha de indicação para clientes

Incentivar a indicação de clientes, pelos que já são seus clientes também é uma estratégia muito recomendada. Pois, na prática, a sua clínica acaba ganhando um “vendedor” dos seus serviços. E, além disso, quando um conhecido indica um serviço, a credibilidade e inclinação para o consumo aumenta.

Pode-se recompensar cada indicação com algum prêmio, condição especial ou, até mesmo, algum tipo de benefício nos serviços realizados para esses clientes.

Considerando a relevância atual das redes sociais como o Instagram, utilizar pessoas que tenham bastante alcance com o seu público e possuem um perfil alinhado com o seu negócio é uma boa opção.

Facilidades e condições de pagamento flexíveis

Essa á uma estratégia bastante interessante e muito atraente para os consumidores, pois opções mais prolongadas de pagamento ou alguma forma facilitada para pagamentos antecipados costumam ter bastante adesão. Principalmente, em serviços de maior valor.

Portanto, em forma de promoção, você pode oferecer, por exemplo, parcelamento em até 10 vezes (no cartão) de um pacote ou combo de procedimentos adquiridos durante a Black Friday.

Muitos consumidores não possuem reserva financeira para adquirir determinados serviços e essas condições facilitam a adesão.

Também tenha cuidado nas formas de pagamento oferecidas, para evitar problemas com o recebimento de valores e a inadimplência. Em caso de parcelamentos, o cartão de crédito é sempre mais seguro, pois, mesmo com as taxas, não há risco do não recebimento dos valores.

Como aproveitar a Black Friday na área da Fisioterapia e T. O.?

Profissionais, consultórios e clínicas também podem participar da Black Friday 2021 usufruindo das campanhas disponíveis. Aproveite os descontos oferecidos por outros setores e melhore diferentes pontos do seu negócio. Algumas alternativas são:

Modernize e invista em equipamentos

Os profissionais da área da saúde precisam estar constantemente em busca de atualizações nos serviços e procedimentos oferecidos e, também, nos equipamentos utilizados no consultório ou clínica de Fisioterapia.

Aproveite a Black Friday 2021 para modernizar o seu negócio e investir em equipamentos novos!

Como são produtos com um custo maior, é importante ter um planejamento prévio e fazer uma pesquisa de mercado, para que seja possível aproveitar os melhores descontos e comprar o equipamento mais adequado para sua necessidade.

Nesse ramo, é possível aproveitar ofertas na área de estética, fisioterapia, equipamentos para pilates e muito mais. Por isso, vale a pena pesquisar!

Lojas de e-commerce costumam oferecer descontos de até 80% para compras durante a Black Friday. Portanto, defina os equipamentos que você pretende adquirir, pesquise os valores previamente e escolha a loja que oferecer os maiores descontos ou benefícios.

Realize capacitações e cursos para a equipe

Mencionado no Artigo 8 do Código de Ética, o “fisioterapeuta deve se atualizar e aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais, […] inserindo-se em programas de educação continuada e de educação permanente.”.

Por isso, nada melhor que aproveitar a Black Friday 2021 e procurar capacitações e cursos, para você e todos os colaboradores de sua equipe. Uma clínica com bons equipamentos e funcionários capacitados irá oferecer melhores experiências aos clientes e ganhar credibilidade com o seu público e área de atuação.

Além de cursos rápidos e online, pesquise por especializações e estudos de longo prazo, ou ainda, fique de olho em e-books e livros físicos para adquirir ainda mais conhecimento sobre as técnicas e procedimentos com que você trabalha.

Otimize e descomplique a gestão da clínica

Com a diversidade de ferramentas e recursos disponíveis no mercado, uma coisa é certa: precisamos utilizar a tecnologia em nosso benefício para que seja possível evoluir os processos, reduzir custos e aumentar a produtividade.

Gerenciar uma clínica ou consultório é um processo que demanda muita energia e dedicação, além de envolver inúmeros processos burocráticos. Mas, é possível melhorar e otimizar esses processos, tornando a gestão da clínica ou consultório descomplicada.

Na Black Friday 2021 aproveite para pesquisar, avaliar e adquirir um software de gestão.

Com esses programas, é possível gerenciar os agendamentos, os cadastros de pacientes, manter o prontuário atualizado e acessível, realizar o controle financeiro integrado aos atendimentos, gerar relatórios, além de fidelizar e atrair clientes com estratégias eficazes de marketing.

Entre os principais e mais completos softwares do mercado, temos o Sistema ZenFisio. Mas, além dele, existem muitos outros disponíveis e voltados para diferentes necessidades.

Por isso, é importante pesquisar muito antes de adquirir o sistema que mais irá auxiliar nas tarefas da sua clínica. Veja nesse artigo, o que é preciso avaliar para escolher o melhor software de gestão.

Renove a decoração e estrutura da clínica

Só o fato de chegarmos em um local acolhedor, agradável, organizado e bem arejado, já proporciona uma ótima impressão e experiência. A Black Friday de itens decorativos também possui diversos descontos e benefícios, por isso vale a pena conferir!

Pesquise por itens que sejam a cara da sua marca, que proporcionem uma boa experiência ao cliente e façam com que ele se sinta acolhido em sua clínica.

A decoração de um local pode ser algo de pouca relevância para alguns, mas é tão importante quanto a recepção e limpeza, por exemplo.

Todos esses pontos, se estiverem alinhados, proporcionam boas impressões do seu local de trabalho e agregam valor diante da concorrência.

Aproveite para repor o estoque de produtos

Independente da área, se você costuma comprar produtos de fornecedores, aproveite este mês de ofertas para repor o estoque do seu negócio.

Utilize a vantagem da Black Friday e negocie melhores valores com os seus fornecedores. Assim, você garante um estoque completo para iniciar o ano de 2022 com novas estratégias de vendas para seus clientes.


Apesar das limitações com relação à promoções e descontos na Black Friday para a área da saúde, agora você já sabe que é possível se beneficiar de várias outras formas nessa data.

Aproveite para captar novos clientes! Este é um período em que os consumidores estão ávidos por novas experiências e benefícios. Faça algum tipo de campanha com benefícios para os seus clientes, conforme sugerido no artigo.

Ao investir em outros setores da sua clínica, você também consegue elevar a qualidade de todos os processos e obter melhores resultados no futuro.

Por isso, utilize a Black Friday 2021 para aumentar a sua base de clientes e investir no seu negócio, oferecendo ótimas experiências, a fim de fidelizar e atrair novos clientes para sua clínica ou consultório de Fisioterapia e outras áreas da saúde.

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