Fisioterapia: Principais áreas para atuar em 2022

A Fisioterapia é uma ciência da saúde considerada ‘’nova’’, pois possui aproximadamente pouco mais de 50 anos de existência. É uma profissão de ensino superior que pode ter cerca de 4 a 5 anos de duração. Mas, além desse período, pode-se realizar programas de especialização e/ou pós-graduações.

Devido à pandemia da Covid-19, a profissão do fisioterapeuta ganhou notoriedade entre os veículos de comunicação e na internet, de maneira geral.

O que acabou gerando uma curiosidade por meio da sociedade sobre como é a atuação e as áreas em que o fisioterapeuta pode estar inserido.

Portanto, segue algumas das áreas mais comentadas na Fisioterapia, para atuar em 2022:

Fisioterapia Desportiva

A área da Fisioterapia Desportiva foi reconhecida pelo COFFITO no ano de 2007. Para atuar na área, é necessário possuir especializações.

É um ramo que teve um crescente aumento nos últimos anos por parte dos clubes esportivos, principalmente, os clubes de futebol.

O profissional dessa área atua com foco na recuperação funcional e na prevenção de
lesões por meio do diagnóstico cinético-funcional, podendo atuar tanto com atletas/clubes
amadores e/ou profissionais.

Em 2021, durante os Jogos Olímpicos em Tóquio, observamos a importância do profissional da Fisioterapia nas equipes.

Um exemplo foi nos times feminino e masculino de vôlei de quadra, em que alguns jogadores sofreram lesões durante os jogos e puderam retornar as atividades, ainda durante a competição, e antes do previsto. Tudo isso devido ao trabalho de fisioterapeutas que os acompanhavam.

Portanto, é o Fisioterapeuta Desportivo o responsável por garantir um rendimento satisfatório podendo aumentar o desempenho e garantir um retorno a atividade esportiva, de forma coordenada e sem danos prejudiciais.

Fisioterapia Hospitalar

Por conta da pandemia do coronavírus, muitas pessoas e a imprensa passaram a buscar mais informações a respeito das atividades que um profissional graduado em Fisioterapia pode realizar no ambiente hospitalar.

Mas, para um fisioterapeuta atuar em ambiente hospitalar também é necessário ter uma especialização, ou seja, uma formação específica nessa área, que pode ser:

  • Hospitalar
  • Ortopedia
  • Terapia Intensivista
  • Cardiorrespiratória

Ambas as áreas permitem a atuação com pacientes, desde as enfermarias, até as UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Essa área tem atuação fundamental para prevenir e tratar complicações musculoesqueléticas, neurológicas, entre outras, com recém-nascidos ou idosos.

A área de especialização hospitalar geral possui um leque mais abrangente, podendo ser
possível atuar em qualquer unidade.

Já o profissional graduado em ortopedia e traumatologia (no ambiente hospitalar) atua com pacientes que apresentem disfunções e traumas ortopédicos.

As áreas de Terapia Intensivista e Cardiorrespiratória, são mais abrangentes e possuem diversas especificidades por atuarem em diferentes etapas com os públicos adultos e/ou pediátricos.

Fisioterapia Home Care

Essa é uma das áreas mais procuradas, tanto pelos profissionais como pelos pacientes, sejam eles acamados ou pós alta hospitalar. O home care teve grande notoriedade, pois permite atuar em quase todos os campos da Fisioterapia, e com grupos diferentes.

Por ser uma área que não necessita totalmente de especialização após a saída da graduação, passou a ser uma área bastante procurada pelos recém-formados, por se tratar de um campo bastante promissor e com grande adesão dos pacientes.

Essas foram algumas das áreas mais comentadas nos últimos anos e que tem aumentado esta rendendo bastante nesse ano de 2022.

Também pode ser do seu interesse:

Deixe seu comentário!