Acupuntura e seus benefícios na qualidade de vida

A acupuntura é uma das mais importantes técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde, chamados de meridianos.

A inserção das agulhas de acupuntura estimula pontos sob o tecido cutâneo através de agulhas, stipers ou laser. Dessa maneira, envia mensagens ao cérebro e desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo.

Para a MTC, utilizar a inserção de agulhas em determinados pontos auxilia na regularização de déficit energético no corpo humano, que pode surgir com alguma doença.

Para atuar como acupunturistas, os profissionais devem ser graduados em uma área da saúde, como a Fisioterapia ou a Terapia Ocupacional.

Conheça alguns dos benefícios da técnica chinesa:

1 – Ajuda no emagrecimento

Como falamos antes, a acupuntura é uma técnica que estimula o cérebro, dessa maneira, ela também é uma aliada do emagrecimento.

Por agir diretamente no cérebro é capaz de controlar a ansiedade, equilibrar o sono, funcionamento do intestino e, consequentemente, no balanceamento do apetite.

Assim, quando a acupuntura é usada para emagrecer, ela ajuda na eliminação de toxinas, líquidos em excesso e gorduras localizadas.

2 – Minimiza sintomas da depressão e ansiedade

A MTC é baseada na energia vital, conhecida como QI, que todo corpo possui. É por isso que quando há algum desequilíbrio, surgem as doenças.

A acupuntura aumenta a concentração de substâncias como a serotonina e a noradrenalina no sistema nervoso, causando o bem-estar.

Além disso, age em algumas vias neuroquímicas, como cortisol e dopamina, desativando a parte “analítica” do cérebro, o que causa a diminuição da sensibilidade à dor e ao estresse, relacionadas aos quadros de depressão.

3 – Trata as dores de cabeça

Assim, como para os demais pontos abordados neste artigo, a acupuntura pode trazer diversos benefícios, mas também se faz necessário o tratamento correto e acompanhamento de um profissional, conforme o objetivo do paciente.

No caso das dores de cabeça, também conhecida como cefaleias, a acupuntura pode auxiliar e resultar na diminuição dos medicamentos, até a completa retirada, quando possível.

Também é importante verificar quando a enxaqueca ou dor de cabeça é acompanhada de outros sintomas, por exemplo, a Tensão Pré Menstrual (TPM). Nesse caso em específico, a técnica chinesa trata o desequilíbrio dos Zang Fu (órgãos e vísceras).

4 – Melhora as dores nas costas

A lombalgia é a dor que ocorre nas regiões lombares inferiores, lombos sacrais ou sacrilíacas da coluna lombar, podendo ser aguda ou crônica.

Cada vez mais, as pessoas procuram a acupuntura para tratamento para as dores nas costas.

A técnica tem ação local e sistemática. Além de aliviar a dor, propicia o relaxamento muscular, devido ao efeito anti-inflamatório.

5 – Acelera a recuperação de lesões

A acupuntura também é muito procurada para o tratamento de lesões, principalmente, por atletas. Ela pode ser usada de maneira local ou com estímulos diretos para o cérebro.

Na técnica para tratamento local, as agulhas são inseridas diretamente na lesão, provocando a modificação das células afetadas e acelerando a regeneração dos tecidos.

Já no tratamento por estimulação, as agulhas são inseridas conforme o local da lesão, para serem enviadas mensagens ao cérebro para produzir substâncias que inibem a dor e melhoram a inflamação.

Causando um alívio duradouro da dor, a acupuntura acelera a recuperação das lesões e possui maior eficácia, quando aliada a fisioterapia e/ou uso de medicamentos.

Recomendações e contraindicações

Os especialistas garantem que a técnica é indicada para todos, inclusive, para crianças e idosos. Mas, há uma exceção quanto à técnica com agulhas, pois ela não deve ser usada por pessoas que apresentem alterações na coagulação sanguínea.

Ao escolher um profissional, procure referências sobre ele e verifique os cuidados tomados com as agulhas (elas devem ser descartáveis). A assepsia (limpeza) é imprescindível.

Por fim, é importante ressaltar que, em muitos casos, só a utilização da acupuntura não é suficiente para resolver os problemas e, nas doenças mais graves, a técnica precisará ser aliada a um tratamento convencional.

Também pode ser do seu interesse:

3 comentários

Deixe seu comentário!