Por que o reconhecimento facial é um diferencial para negócios da saúde?

O reconhecimento facial é uma tecnologia baseada em Inteligência Artificial (IA) e funciona através da detecção de pontos específicos da face. Para fazer o cruzamento das informações, uma imagem em tempo real é captada e comparada com fotos de banco de dados.

Além do reconhecimento facial, existem outros tipos de biometria, ou seja, formas de identificar uma pessoa através de características específicas. Veja quais são:

  • Impressão digital;
  • Reconhecimento de retina;
  • Reconhecimento de íris;
  • Reconhecimento de voz.

Essas tecnologias são cada vez mais comuns e utilizadas em diferentes áreas. Alguns exemplos podem ser vistos em celulares (através do desbloqueio de telas), entradas de aeroportos, busca por pessoas desaparecidas, experiências de compra, operações bancárias e em serviços de saúde.

Como funciona o reconhecimento facial?

Apesar de existirem diferentes tecnologias desenvolvidas para o reconhecimento facial (tradicional, 3D e biométrico), basicamente, o processo é realizado em 4 passos: detecção, análise, conversão e comparação.

A imagem do cliente é captada em tempo real por uma câmera e alguns pontos nodais da face são analisados, como a distância entre os olhos, comprimento do nariz, profundidade da órbita ocular, contorno dos lábios, entre outros exemplos.

Após a análise, é feita uma comparação com imagens contidas no banco de dados do sistema, para ser concluído o reconhecimento facial.

Como é utilizado o reconhecimento facial na área da saúde?

É muito comum utilizar o reconhecimento facial em desbloqueio de celulares e aplicativos, mas, atualmente, essa tecnologia também está presente na área da saúde.

Hospitais, clínicas, consultórios e operadoras de planos de saúde estão utilizando o reconhecimento facial para inovar e ter um diferencial nos processos.

Isso contribui para uma maior segurança das informações dos pacientes, eficiência no diagnóstico, controle de medicamentos e redução do número de fraudes.

Dessa maneira, a implementação do reconhecimento facial através da utilização de um sistema de gestão, é cada vez mais comum.

Por que o reconhecimento facial na saúde é um diferencial?

Além de melhorar a rotina da gestão e das atividades dos funcionários, o reconhecimento facial é um diferencial e pode atrair novos clientes para o seu negócio.

Com o reconhecimento facial você agiliza processos. Por exemplo, utilizando essa tecnologia de identificação para confirmar a presença do paciente na clínica ou consultório.

Ao modernizar esse processo, você evita filas de pacientes aguardando para informar dados à recepcionista. E, que esta, por sua vez, precise avisar ao profissional responsável pelo atendimento a cada cliente que estiver aguardando.

Com o reconhecimento facial você pode ter um aparelho eletrônico (celular, tablet ou um computador com webcam) na recepção, disponível para que o paciente utilize a câmera e o rosto seja identificado.

Assim, o rosto do paciente será analisado e comparado com a foto que consta no cadastro do paciente, para que todas as informações sejam verificadas e a confirmação de presença seja concluída.

Em negócios com tecnologia avançada, o reconhecimento facial também pode ser utilizado para identificar expressões. Isso contribui para que os atendimentos sejam realizados de forma efetiva a pacientes que estão passando por grandes dificuldades e não conseguem chamar enfermeiros ou outros profissionais.

Além desses benefícios vistos para pacientes/clientes, o reconhecimento facial também contribui para as atividades dos funcionários.

Por exemplo, na liberação de acesso a locais restritos, o que também evita possíveis contaminações. Ou, ainda, para verificar a entrada e a saída de funcionários nos ambientes de trabalho.

Como o reconhecimento facial se enquadra na LGPD?

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em vigor desde agosto de 2021, limita a utilização do reconhecimento facial dos pacientes/clientes por ser um dado sensível.

E, conforme previsto na Lei 13.709/2018, dados pessoais e dados pessoais sensíveis só devem ser coletados, armazenados e tratados mediante autorização do titular, ou seja, do paciente/cliente.

Leia esse artigo e entenda tudo sobre os impactos da LGPD na área da saúde.

Desta maneira, se você pretende implementar o reconhecimento facial em seu negócio é importante estar ciente da importância e da utilização do Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais.

Neste Termo todos os dados coletados do paciente devem ser apresentados, assim como, as finalidades de uso dos mesmos. Ao solicitar a assinatura e autorização do paciente, é importante manter esse documento armazenado de forma segura.

banner com link para baixar um termo de consentimento da LGPD

Qual o custo e como utilizar o reconhecimento facial em um sistema de gestão?

Atualmente, o custo para implementar o reconhecimento facial em um negócio varia. Isso porque existem diferentes tipos de reconhecimento facial.

A diferença entre eles é a precisão da identificação e a forma de detectar os pontos nodais no rosto de uma pessoa.

Por isso, caso você deseje utilizar o reconhecimento facial tradicional pode encontrar a ferramenta implementada em sistemas de gestão, tendo como custo apenas o valor do software.

No ZenFisio, sistema de gestão e marketing para fisioterapeutas e outros profissionais da saúde, o reconhecimento facial é um recurso do sistema, não sendo um pacote adicional. Por isso, o valor será variável conforme o plano assinado, e não, do recurso em si.

Ao utilizar o reconhecimento facial associado a um software, como é o caso do Sistema ZenFisio, você pode combinar mais de um benefício a sua gestão, de uma só vez.

Isso porque o reconhecimento facial do ZenFisio é integrado aos agendamentos e atendimentos. Quando um paciente confirma a presença através deste software, automaticamente, o status na agenda ZenFisio será alterado para avisar ao profissional responsável pelo atendimento, que o paciente está aguardando.

Quando o rosto da pessoa é detectado pelo ZenFisio, o paciente pode visualizar as informações do agendamento ao qual está associado, como horário e profissional, e também, a taxa de similaridade entre a foto existente no cadastro e a foto em tempo real capturada pela câmera. Veja um exemplo:

Com essa tecnologia em sua clínica ou consultório você proporciona mais comodidade aos pacientes ao evitar filas de espera e torna a rotina dos colaboradores mais produtiva.

Então, se você está em busca de um diferencial para o seu negócio, comece a utilizar o reconhecimento facial para confirmar a presença dos clientes.

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