8 dicas de filmes para profissionais de Fisioterapia

Quando o assunto é “filmes emocionantes”, sabemos que há uma infinidade de bons filmes disponíveis, que cativam com lindas histórias de amor, aventuras e conquistas. Porém, há filmes com temas com conteúdo sútil e amável, que emocionam, inspiram e nos fazem refletir sobre a vida, abordando questões sobre a deficiência física, reabilitação e superação.

Filmes com estas temáticas tão importantes, exigem muita sensibilidade na construção de roteiros e atenção aos detalhes cenográficos, pois são produzidos com o objetivo de trazer reflexões e ensinamentos morais através de um enredo emocionante e, muitas vezes, baseados em histórias reais.

Escolher a Fisioterapia como profissão representa o desejo de cuidar de pessoas, prevenindo e tratando doenças ou lesões, causadas por condições genéticas ou acidentes. Sendo assim, o papel do fisioterapeuta é utilizar técnicas específicas para cada situação, buscando manter ou recuperar a capacidade funcional de cada paciente.

Nesse contexto, o trabalho do profissional de Fisioterapia pode contribuir com belas histórias de recuperação e superação, na vida de pessoas que passaram por traumas físicos e tiveram algum tipo de comprometimento físico e motor.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 8 filmes emocionantes e inspiradores, ideais para que todos os fisioterapeutas assistam, pois abordam a Fisioterapia, a deficiência física, reabilitação e a superação.

Organizamos os filmes de acordo com o ano de lançamento.

Prepare a pipoca e emocione-se!

1. Como Eu Era Antes de Você

Me Before You (2016) • Drama, Romance

O filme conta a história de Will Traynor (Sam Claflin), um jovem rico, bem sucedido e que leva uma vida divertida, com viagens e esportes radicais, mas isso muda quando é atingido por uma moto ao atravessar a rua em um dia chuvoso, este acidente o torna tetraplégico e posteriormente depressivo. Então, a situação de Will deixa seus pais Camila e Steven Traynor (Janet McTeer e Charles Dance) muito preocupados, por conta disso, decidem procurar uma pessoa para trabalhar como cuidador.

Louisa Clark (Emilia Clarke) perde o emprego que tinha há anos em uma cafeteria, mas por conta da necessidade de ajudar sua família, segue em busca de uma nova oportunidade de trabalho. Porém, conseguir um emprego torna-se cada vez mais difícil e é neste contexto que Louisa é contratada pelos pais de Will para fazer companhia, dar remédios, alimentá-lo e tentar animá-lo, já que o restante do trabalho é realizado por Nathan (Stephen Peacocke).

Louisa e Will nem desconfiam de que irão mudar para sempre a história um do outro. Este filme é uma história de amor e de família, mas acima de tudo, é uma história sobre a coragem e o esforço necessário para retomar a vida quando tudo parece acabado.

——————–

2. A Teoria de Tudo

The Theory of Everything (2014) • Biografia, Drama

Baseado na história real do brilhante físico Stephen Hawking (Eddie Redmayne), o filme mostra como o físico realizou descobertas importantes sobre o tempo e também retrata o romance entre ele e Jane (Felicity Jones). Aos 21 anos, Stephen é diagnosticado como portador da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

O filme encanta com a trajetória de Stephen em cenas que englobam o amor de Jane, o carinho da família, a fisioterapia e os desafios enfrentados para lidar com esta doença tão incapacitante, com a qual, Stephen superou todas as expectativas de médicos sobre suas chances de sobrevivência.

  • Baseado em fatos reais e inspirado no livro escrito por Jane Hawking ‘A teoria de tudo’ (Travelling to Infinity: My Life with Stephen, 2008)

——————–

3. Intocáveis

Intouchables (2012) • Comédia

O filme conta a história de Philippe (François Cluzet), um homem rico que fica tetraplégico após sofrer um grave acidente. Por conta da situação, torna-se necessária a contratação de um assistente para ajudá-lo, e é neste momento que Driss (Omar Sy), um jovem problemático e sem experiência ou formação para cuidar de pessoas, se candidata à vaga e é contratado.

Mesmo sendo pessoas muito diferentes, Philippe e Driss aos poucos passam a ser amigos, principalmente pelo fato de Driss não tratá-lo com dó ou pena por sua condição física. A trajetória emocionante dos dois personagens é de aprendizagem mútua.

  • Este filme foi inspirado na história real de Philippe Pozzo di Borgo e Abdel Selou (no filme, é o personagem Driss), contada no livro ‘O Segundo Suspiro’ (Le Second Souffle, 2012).

——————–

4. Ferrugem e Osso

De rouille et d’os (2012) • Drama

Este filme traz a história de Alain (Matthias Schoenaerts), um pai desempregado que mora na garagem da irmã com o filho de 5 anos de idade. Ele é boxeador, então consegue bicos em lutas clandestinas e também como segurança de boate. Certa noite, enquanto trabalhava, separa uma briga e conhece Stéphanie (Marion Cotillard), se oferece para levá-la para casa e deixa com ela seu número de telefone.

Stephanie é treinadora de orcas e durante um dia de trabalho, ocorre uma tragédia e ela tem suas pernas amputadas. Deprimida e envergonhada de sua atual situação, ela decide ligar para Alain pois queria ver algum rosto conhecido que não fosse de sua família e a partir deste momento, os dois tornam-se próximos e seus mundos se conectam.

Durante o filme é possível acompanhar o reaprendizado do movimento de Stephanie, desde a descoberta da amputação, a cama do hospital, a cadeira de rodas e o uso das próteses. Este filme é, acima de tudo, sobre a perseverança.

——————–

5. Coragem de Viver

Soul Surfer (2011) • Drama, Biografia

O filme conta a história real da surfista Bethany Hamilton, interpretada pela atriz AnnaSophia Robb.

Bethany cresceu na praia, adquiriu paixão em praticar o surfe e com apenas 13 anos já era campeã em competições profissionais. Porém, ao ser atacada por um tubarão, teve seu braço esquerdo amputado e encontrou-se em uma situação muito delicada.

Para superar, Bethany conta com o apoio de seus pais Cheri Hamilton (Helen Hunt) e Tom Hamilton (Denis Quaid), da melhor amiga Sarah (Carrie Underwood) e dos fãs para voltar a praticar o esporte que tanto amava.

  • Filme baseado em fatos reais, apresentados no livro ‘Soul Surfer: A Verdadeira História de Fé, Família e Luta para voltar à Prancha’ (Surfer: A True Story of Faith, Family, and Fighting to Get Back on the Board, 2004).

——————–

6. O Escafandro e a Borboleta

Le scaphandre et le papillon (2008) • Drama, Biografia

Este filme conta a história de  Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric), editor da revista francesa de moda ‘Elle’, que tinha 43 anos de idade quando sofreu um grave acidente vascular cerebral (AVC), acordando somente 20 dias depois do acontecido, em um hospital de Berck-sur-Mer, no norte da França. Ao acordar, Bauby estava lúcido e com suas faculdades mentais perfeitas, porém restando apenas um único movimento do corpo, o seu olho esquerdo.

A perda dos movimentos corporais, exceto do olho esquerdo, fez com que Bauby sofresse a Síndrome do Encarceramento. Dentro desse “escafandro”, Bauby se recusa a aceitar seu destino e aprende a se comunicar piscando seu olho para indicar letras do alfabeto, formando palavras, frases e parágrafos. Utilizando de sua memória e imaginação, Bauby encontrou ainda mais força para viver.

  • Filme baseado em fatos reais, apresentados no livro escrito por Jean-Dominique Bauby ‘O Escafandro e a Borboleta’ (Le scaphandre et le papillon, 1997).

——————–

7. Os melhores dias de nossas vidas

Inside I’m Dancing (2004) • Comédia dramática, Drama

O filme conta a história de dois opostos, de um lado Rory O’Shea (James McAvoy), um jovem rebelde, bem-humorado e que fala o que pensa e de outro, Michael Connolly (Steven Robertson), um jovem que sempre levou a vida de forma rotineira e sem graça. Duas pessoas com personalidades completamente diferentes, mas com algo em comum, pois Rory sofre de distrofia muscular de Duchenne e Michael tem paralisia cerebral.

Ao se verem descontentes com as “regras” da vida que levavam, os dois tornam-se amigos e buscam independência, tanto física, quanto emocional para as limitações que lhe são impostas e planejam deixar o local onde estão internados, para poder viver a vida intensamente.

Este filme traz uma história emocionante para refletirmos sobre os estereótipos impostos às pessoas com deficiência.

——————–

8. De porta em porta

Door to Door (2002) • Drama

Este filme é baseado em fatos reais sobre a história de Bill Porter (William H. Macy), nascido com paralisia cerebral, que acarretou em limitações na fala e movimentos. Bill conta com todo o apoio de sua mãe (Helen Mirren) para ir em busca um emprego, e o filme mostra a luta que ele enfrenta para encontrar um emprego, por conta de sua condição.

Bill faz uma entrevista na empresa Watkins Company para trabalhar como vendedor de porta em porta, e apesar de certa relutância do empregador, o convenceu e conseguiu o emprego quando se propôs a realizar a pior rota disponível e logo nos primeiros contatos com clientes, vivencia situações de preconceito e humilhação, porém segue tentando mostrar sua capacidade para trabalhar quando lembra de palavras ditas por sua mãe: ‘paciência e persistência’.

Com o passar do tempo, Bill realiza sua primeira venda e passa a conquistar a confiança e amizade de seus clientes, tornando-se um vendedor muito competente que realizou a rota de 16 quilômetros diários por mais de 40 anos.

——————–

Os filmes citados nesta lista, são apenas alguns dos tantos outros que trabalham com os temas citados, que trazem histórias inspiradoras e muitas vezes baseadas em fatos reais, que conectam o enredo à rotina vivenciada por profissionais de Fisioterapia, reforçando ainda mais a importância de um atendimento humanizado.

Esperamos que você tenha gostado da nossa lista de filmes!

Faltou algum filme em nossa lista? Comente!

Também pode ser do seu interesse:

Deixe seu comentário!