Atendimento humanizado: porque você e sua clínica devem se preocupar com isso

Hoje mais do que nunca as pessoas buscam boas experiências quando necessitam de algum serviço especializado. Muito mais do que somente uma consulta, por exemplo, as pessoas querem um ótimo atendimento, qualidade em serviços prestados e desejam obter resultados cada vez mais rápidos.

Por conta disso, surge a importância do Atendimento Humanizado, que nada mais é do que tratar o cliente como uma pessoa incrível e não como um consumidor qualquer. Atualmente as pessoas gostam de receber atendimentos mais humanos e consultivos e prezam por isso quando estão procurando por um serviço ou produto.

Como prestar um Atendimento Humanizado na minha clínica?

Para realizar um Atendimento Humanizado, é importante ter em mente alguns aspectos que são importantes, principalmente que não basta somente ser o melhor profissional ou o mais simpático, é importante saber unir o útil ao agradável e com isso estabelecer um bom atendimento profissional, sem deixar de lado a individualidade de cada pessoa, pois o que pode prejudicar um Atendimento Humanizado é a padronização.

Em especial no mundo da fisioterapia, em boa parte das áreas de atuação os clientes podem ser pacientes que estão buscando melhorias para algum tipo de problema físico. Nesses casos é ainda mais importante oferecer um serviço com atenção e qualidade, já que essas pessoas podem estar sensíveis e abaladas com a situação que estão enfrentando.

Veja o que é preciso para realizar um Atendimento Humanizado na sua clínica ou consultório de fisioterapia:

Profissionalismo é tudo

Nada melhor do que chegar em um local onde existem profissionais qualificados para lhe atender, não é mesmo? Portanto, esse é um dos pontos principais para um atendimento humanizado. Há lugares que atendem um paciente sem saber quem ele é e nem pelo que está passando, muito menos fazem questão de ouvir o paciente, isso não é ser profissional.

O profissional é aquele que é prestativo e busca entender a situação pela qual o paciente está passando, para então conseguir ajudá-lo da melhor forma, com um tratamento que realmente vai auxiliar a melhorar a sua situação de vida e os problemas momentâneos.

Tenha empatia

Empatia é a capacidade psicológica de sentir o que outra pessoa sente, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

Na área da fisioterapia, exercer a empatia é fundamental, pois ajuda a lidar com os problemas dos outros de uma maneira mais cuidadosa, atenciosa e gentil. É preciso lembrar que antes de especialista você é uma pessoa, então colocar-se no lugar de outra, para conseguir entender melhor a sua situação, é primordial.

Novamente vale a pena destacar que pacientes que passam por tratamentos de fisioterapia, em suas inúmeras áreas, podem estar sensíveis e abalados. Por isso busque oferecer um atendimento da mesma forma que você gostaria de ser atendido.

Comunicação clara e objetiva

É importante entender que os pacientes da sua clínica não são todos iguais, e isso quer dizer que você precisa saber comunicar-se com pessoas de diferentes faixas etárias e diferentes níveis socioeconômicos e culturais.

Sabemos que cada pessoa entende as coisas de um modo, portanto é preciso saber comunicar-se das mais variadas formas, para ser possível conversar com todos os públicos. Estabelecer uma comunicação diversificada auxilia para um bom diálogo, e dessa forma é possível estabelecer um Atendimento Humanizado.

A boa comunicação também contribui na relação com o paciente. Primeiro é fundamental informar e esclarecer todas as dúvidas sobre os procedimentos e atividades realizadas, para que o paciente esteja ciente de tudo e crie uma relação de confiança, depois é importante passar as orientações de como proceder para que os resultados ocorram como o esperado.

Saiba a importância do pós-atendimento

Tão importante quanto o atendimento em si, é acompanhar e se preocupar com o paciente após o atendimento. Esse é um dos pontos essenciais do Atendimento Humanizado, que busca principalmente mostrar ao paciente que a clínica ou consultório não está preocupada somente com o seu dinheiro e o momento presente, mas sim em atendê-lo da melhor forma e conseguir resolver os seus problemas e anseios.

Realizar esse pós-atendimento é e melhor forma de fidelizar seus clientes. E levando em consideração que o mercado está cada vez mais competitivo, ter clientes fiéis é muito importante, isso porque clientes fidelizados tendem a retornar e podem indicar sua clínica ou consultório para outras pessoas.

Ofereça conforto

O paciente deve poder sentir-se confortável em vários aspectos, desde conforto físico, com um ambiente pensado especialmente para os atendimentos da clínica, até o conforto de saber que pode contar com você como profissional e como pessoa. Por exemplo, muitas pessoas que procuram sua clínica estão passando, além de problemas físicos, também por problemas psicológicos. Lógico que não é necessário você ser um psicólogo, mas é importante oferecer um atendimento positivo, para não deixar o paciente ainda mais pra baixo.

Algumas pessoas podem procurar a sua clínica por problemas que as deixem com o astral baixo, é importante além de mostrar os serviços que realiza, deixar claro como o tratamento vai ser desempenhado em prol de melhorar a vida do paciente. Em casos de estética, uma dica é utilizar casos de sucesso a imagens, devidamente autorizadas, de mulheres ou homens que já realizaram procedimentos na sua clínica. Dessa forma você consegue despertar no paciente uma sensação de confiança e ao mesmo tempo esperança no seu atendimento, o que é muito bom para ambos o lados.

Qual sua opinião sobre o Atendimento Humanizado em clínicas e consultórios de fisioterapia? Se você aplica os métodos descritos no artigo em sua clínica, compartilhe nos comentários os resultados obtidos!

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