9 etapas importantes para montar a sua Clínica de Fisioterapia

Montar uma Clínica de Fisioterapia pode ser o sonho de muitos fisioterapeutas, porém a realização desse sonho exige grande dedicação, planejamento e algum investimento financeiro.

Muitos profissionais que pretendem criar a sua própria clínica não sabem por onde começar e acabam errando no desenvolvimento do negócio. Isso acontece principalmente com fisioterapeutas que atuam em outras empresas e não possuem experiência de mercado e gestão de negócios.

Para estruturação de uma clínica ou consultório de fisioterapia, é necessário entender que o negócio está relacionado à área de saúde, portanto é necessário atenção a vários requisitos e regras que devem ser atendidas, antes da abertura do negócio. Se essa análise não for feita anteriormente, problemas podem acabar prejudicando o negócio futuramente e arriscando o capital que foi investido.

Para auxiliar os fisioterapeutas que pretendem criar a sua própria clínica, consultório ou studio de pilates, e até mesmo os que já possuem o seu negócio, listamos algumas etapas que fazem parte do processo de criação de um novo negócio. Considerando de forma abrangente todos os tipos de negócios possíveis dentro do campo da fisioterapia, sem abordar pontos específicos de alguns tipos de negócio.

Etapas sugerias para abertura do negócio:

1 – Estude e entenda o mercado

Antes de qualquer outra coisa, o primeiro passo é conhecer o mercado regional para os tipos de serviços que você pretende oferecer, mapeando os concorrentes e estudando a demanda e potencial de clientes na sua região de atuação.

Para isso você pode pesquisar na internet pra obter informações sobre concorrentes. Você também pode fazer contato com outros profissionais da área e de outras áreas complementares, como hospitais ou academias, para obter informações sobre a demanda e necessidades das pessoas em relação a serviços no campo da fisioterapia, inclusive essa busca de informações pode auxiliar a definir quais serviços você irá oferecer ou dar maior foco em seu negócio.

2 – Aspectos legais e adequação à legislação

Para abrir um clínica de fisioterapia, é fundamental você seja um(a) fisioterapeuta, pois a legislação em vigor exige que clínicas de fisioterapia sejam dirigida por um fisioterapeuta, que exercerá a atividade na qualidade de responsável técnico, devidamente habilitado para o exercício das funções.

O exercício da atividade na área de fisioterapia é permitido somente aos portadores de habilitação profissional, pois esta atividade de saúde é regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94.

Tratando-se de Pessoa Jurídica:

  • A) Responsabilidade Técnica pelo serviço da empresa perante o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO;
  • B) Comprovação do registro do profissional no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO;

Tratando-se de Pessoa Física:

  • A) Registro do Profissional no CREFITO;
  • B) Cadastramento do seu consultório no CREFITO.

No caso de dúvidas e maiores informações, você pode consultar o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da sua região, no site do COFFITO está disponível a relação de todos os conselhos regionais no Brasil.

Também é necessário registros, alvarás e documentos para a operação da sua clínica, segue lista de alguns itens que você deve verificar:

  • Registros junto à Receita Federal, para obtenção do CNPJ;
  • Registros na Junta Comercial e Receita estadual, para obtenção da inscrição estadual;
  • Registros junto a prefeitura, para obtenção do alvará de localização e de licença sanitária;
  • Enquadramento no Conselho de Classe;
  • Autorização do Corpo de Bombeiros e alvará de segurança;
  • Cadastro Municipal de Vigilância Sanitária (CMVC), do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (Sevisa);
  • Clínicas, consultórios e studios de pilates tem a obrigação de seguir as normas da Anvisa, a qual é responsável por registros e fiscalização;

3 – Defina o local para instalação da clínica

Escolher o local onde ficará a sua clínica é um fator muito importante para o seu negócio. A escolha do local também está relacionada ao perfil do seu negócio, por exemplo os serviços que serão oferecidos e o público que você pretende atender.

Alguns fatores que você deve considerar e avaliar na escolha do local:

  • O objetivo do negócio e serviços oferecidos;
  • Público a ser atendido e perfil de clientes;
  • Características da população e negócios estabelecidos no entorno da sua clínica;
  • Localização de concorrentes próximos;
  • Proximidade com outros negócios da área de saúde como hospitais e academias;
  • Condições do imóvel em relação ao espaço e segurança;
  • Facilidade de acesso pelas vias públicas e opções de estacionamento;

Analisados esses fatores, é importante ter atenção ao espaço interno disponível para a clínica, dependendo dos serviços que você irá prestar, é necessário a instalação de equipamentos que ocupam espaços relativamente grandes. Também considere reservar algum espaço dentro do ambiente para clientes em espera.

Outro fator importante é o investimento necessário para adequação do local. Pesquise valores de aluguel na região e leve em consideração melhorias que possam ser necessárias na estruturação do ambiente. Também é importante fazer um contrato longo de locação do imóvel, evitando problemas futuros ou necessidade de mudanças de local.

4 – Defina os serviços oferecidos e o seu público

Depois de escolher um local é importante definir quais serão os serviços oferecidos na sua clínica ou consultório. Na área de fisioterapia existe uma gama enorme de tratamentos e serviços que podem ser oferecidos, por exemplo dentro da fisioterapia clínica, estética e beleza, studios de pilates, entre outros…

Claro que a definição dos serviços deve estar relacionada à sua especialização e experiência como fisioterapeuta, além de fatores como satisfação no desenvolvimento dos serviços e demanda existente no mercado. Também é importante considerar profissionais que terão de ser contratados para garantir a boa qualidade na execução dos serviços prestados.

Junto aos serviços oferecidos, é necessário se posicionar em relação ao público que você pretende atender, por exemplo, se a sua clínica irá atender clientes de maior poder aquisitivo, idosos, mulheres, jovens, etc. Esse público pode ser segmentado de várias formas, mas principalmente por classe social, idade, gênero e necessidades específicas de serviço.

Com os serviços e públicos definidos, você deve seguir o desenvolvimento do seu negócio em acordo com essas definições. Por exemplo, se você pretende atender clientes de alto poder aquisitivo, você deve investir em equipamentos de qualidade e qualificação da equipe para um bom atendimento, ou se você irá priorizar pacientes idosos é importante considerar a acessibilidade do ambiente e ter equipamentos adequados a pessoas de idade avançada.

5 – Análise de investimento e planejamento financeiro

É importante ter em mente que para a criação de uma clínica de fisioterapia é sempre necessário investimento para estruturação do negócio e também para a sua operação.

Primeiro, é necessário estimar qual o investimento necessário para a estruturação do negócio, que são despesas pré-operacionais e investimento fixo. Segue alguns itens que demandam investimento inicial:

  • Estruturação legal do negócio com documentação e alvarás
  • Organização do local do negócio e ambiente (planejamento e construção)
  • Aquisição de equipamentos para prestação de serviços
  • Aquisição de móveis e utensílios para decoração e estruturação do ambiente

Claro que esses custos podem variar de acordo com o tamanho do ambiente, localização e qualidade da estrutura que você pretende criar.

Também é necessário considerar uma reserva para capital de giro, para garantir o pagamento das despesas operacionais do negócio. Que são, principalmente:

  • Salários e benefícios dos colaboradores
  • Retirada mensal dos sócios
  • Impostos e taxas administrativas
  • Aluguel (se o imóvel for locado)
  • Manutenção de equipamentos
  • Marketing (propaganda e publicidade)

Como você pode ver, a abertura de uma clínica exige um investimento relevante, por isso é importante estimar todos os custos iniciais para a abertura do negócio e planejar as despesas operacionais para os primeiros meses, com uma reserva para capital de giro, já que os resultados podem demorar um pouco para acontecerem, pois a carteira de clientes ainda precisa ser desenvolvida e a clínica precisa ainda se consolidar no mercado. Segundo dados do Sebrae, o investimento inicial necessário fica em torno de R$ 60.000,00 a R$ 200.000,00, para estruturação de uma clínica de pequeno a médio porte.

Também é importante utilizar algum software de gestão financeira, para controle de despesas e receitas. Boas opções são o QuickBooks ZeroPaper, Nibo ou Conta Azul, mas há muitas opções, inclusive esse controle pode ser feitos em planilhas do Excel, mas o importante é registrar todas as despesas e receitas e saber como está a saúde financeira do seu negócio.

No sistema ZenFisio, além de permitir a gestão completa dos pacientes, processos, atendimentos, agenda e outros recursos, também temos disponível o recurso de gestão financeira, onde você pode fazer o controle completo das receitas e despesas da sua clínica, tudo em um único sistema.

6 – Organização do ambiente

Pensar em um bom espaço para acomodar os pacientes e conseguir oferecer um serviço de qualidade é imprescindível, pois nenhum paciente quer ficar sentado em uma cadeira desconfortável ou em um ambiente muito apertado.

Para isso, se você tem recursos disponíveis, uma boa opção é contratar um arquiteto para planejar todo ambiente interno da sua clínica. Independente disso, o mais importante é montar o ambiente pensando no bem-estar e satisfação dos pacientes, com fácil acesso, acomodações confortáveis e equipamentos bem distribuídos.

Em outro artigo aqui do blog, listamos algumas dicas para uma boa organização do ambiente em clínicas de fisioterapia.

7 – Divulgação do seu negócio

Como em todo novo negócio criado, para atrair clientes para a sua clínica é necessário que seus potenciais clientes conheçam seu negócio.

A divulgação pode ser feita de várias formas, inicialmente para o lançamento da clínica uma boa opção é realizar um evento de lançamento, convidando influenciadores na sociedade e fazendo uma boa divulgação na mídia local, através de jornais e rádios.

As internet e redes sociais também são ótimos canais de divulgação e atração de clientes. Criar um bom website, com informações claras e objetivas sobre os serviços oferecidos e utilizar as redes como Facebook e Instagram para divulgação, pode contribuir e muito para tornar sua clínica conhecida. Além disso, esse tipo de ferramentas demanda menor investimento que mídias tradicionais como rádio, jornal ou revistas.

Outras opções de tornar sua clínica conhecida e atrair clientes é através de convênios, parcerias com entidades, parceria com negócios que prestam serviços complementares, promoções e programas de fidelidade.

8 – Atendimento qualificado e satisfação dos clientes

Tão importante quanto atrair clientes é fidelizá-los! Para que isso ocorra, é necessário fazer com que os clientes fiquem plenamente satisfeitos com os serviços prestados, inclusive, clientes satisfeitos tendem a recomendar os serviços para amigos e familiares, esse tipo de recomendação será sempre a melhor forma de marketing que o seu negócio pode fazer.

Na verdade, a satisfação dos clientes deve ser o objetivo maior do seu negócio. Essa satisfação abrange os serviços prestados no campo da fisioterapia, como também quanto ao atendimento oferecido. Por isso não basta ser a melhor clínica em relação ao tratamento clínico (por exemplo), mas é necessário também que os atendentes sejam gentis e atenciosos. Para que isso ocorra investir em capacitação da equipe é sempre uma boa opção.

Em relação ao atendimento, nunca se pode esquecer que boa parte de pacientes de fisioterapia podem estar sensíveis devido a problemas físicos decorrentes da idade ou traumas sofridos. Por isso buscar um atendimento humanizado é fundamental, para criar uma relação de confiança entre o fisioterapeuta e paciente.

Lembre-se também de explorar o potencial da tecnologia a favor da sua clínica, esse pode ser um grande diferencial. Através de sistemas e serviços online é possível manter uma comunicação ativa via e-mail e smartphones com os clientes. Outra sugestão é realizar periodicamente pesquisas de avaliação com os clientes, para identificar os pontos negativos e positivos no atendimento e com isso o que pode/deve ser melhorado.

Existem sistemas que permitem ampliar o relacionamento com os clientes para além dos atendimentos na clínica, por exemplo enviando mensagens via e-mail ou SMS com lembretes dos atendimentos ou enviando formulários de avaliação dos atendimentos via e-mail. Para esse tipo de atividades, novamente o ZenFisio é uma boa alternativa, pois o sistema envia de forma automática alertas aos pacientes sobre atendimentos e também permite realizar via sistema a avaliação dos atendimentos, além da gestão de todas atividades internas da clínica.

9 – Foco na gestão, produtividade e resultados do negócio

Sem dúvidas o fator mais relevante para o sucesso de um negócio é uma boa gestão! Por isso, mantenha a atenção no gerenciamento da sua equipe e atividades da empresa, sempre buscando melhorias, com foco em qualidade, produtividade e resultados.

Claro que uma boa gestão abrange várias áreas do negócio, como controle financeiro e contábil, gestão da equipe, eficiência nos processos/atividades e qualidade nos serviços prestados.

Para auxiliar na gestão da sua clínica, não deixe de utilizar soluções de tecnologia que facilitam e muito o controle. Recomendamos a utilização do Sistema ZenFisio, que oferece um pacote completo de recursos e benefícios na gestão da sua clínica, consultório ou studio de pilates, para saber mais acesse o site www.zenfisio.com.

Além das etapas que abordamos no artigo, recomendamos que você analise esse conteúdo fornecido pelo Sebrae sobre abertura de clínicas de fisioterapia, que é bastante detalhado e completo. Considere também o auxílio de algum consultor para a abertura do novo negócio, o Sebrae possui consultores muito qualificados que podem lhe orientar para evitar erros e para tomar as melhores decisões.

Concluindo, podemos perceber que abrir uma nova clínica ou consultório de fisioterapia envolve muitas etapas, o que exige planejamento, disciplina e comprometimento dos envolvidos. Mas com certeza é um tipo de negócio que pode ser bastante rentável e gerar ótimo retorno sobre o investimento. Além, claro, de você poder como fisioterapeuta estar atuando na área que gosta e contribuindo para a saúde e a melhoria da vida das pessoas.

Se você já passou ou pretende passar pela experiência de desenvolver um negócio relacionado à Fisioterapia, compartilhe sua experiência e envie suas dicas nos comentários!

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