WhatsApp Business para clínicas e consultórios de Fisioterapia

Comunicação e agilidade é algo extremamente importante, especialmente quando falamos sobre os hábitos de consumo das pessoas hoje em dia. Mais do que nunca os pacientes e clientes demandam um contato mais pessoal e rápido com os profissionais de saúde que eles se relacionam. Inclusive, em consultórios e profissionais de Fisioterapia, que realizam procedimentos voltados para a saúde e bem-estar.

Nesse contexto o WhatsApp disponibiliza para empresas a versão “Business” do seu aplicativo, que oferece inúmeras funcionalidades a mais para contas corporativas, também conhecido como WhatsApp Empresarial, no Brasil.

Dessa forma você pode utilizar o WhatsApp Business na sua clínica ou consultório, veja abaixo mais informações e algumas dicas de como utilizar a ferramenta da melhor forma.

Qual a diferença entre o WhatsApp empresarial e o pessoal?

O primeiro passo é entender o que há de diferente na versão Business do WhatsApp que o torna uma ótima ferramenta de comunicação para o seu negócio.

Em relação a aparência e interface do aplicativo, há pouca diferença entre a versão pessoal e empresarial do WhatsApp. O que é uma vantagem, pois não é necessário aprender a utilizar uma ferramenta completamente nova.

Apesar disso, ele traz recursos corporativos, permitindo manter uma comunicação relativamente informal com seus clientes/pacientes e ao mesmo tempo agregando benefícios de agilidade e praticidade. A ideia é ser um facilitador e também um aproximador entre as duas partes, paciente e consultório / profissionais de fisioterapia.

Recursos disponíveis no WhatsApp Business:

Conta Empresarial

A primeira grande diferença está na criação da conta, pois o número de telefone utilizado no WhatsApp Business pode ser de telefone fixo. É possível deixar claro que aquele é um perfil estritamente corporativo inserindo o nome da empresa, a localização, o horário de atendimento, o site e até o e-mail para contato

Assim, todos os seus pacientes terão (de forma extremamente simples) as informações básicas sobre o seu consultório, sem precisar pesquisar na internet ou ligar para se informar.

Além disso, o WhatsApp Business pode ser utilizado por funcionários responsáveis pela comunicação com os pacientes, pois as mensagens são direcionadas ao atendimento e relações de trabalho.

Respostas rápidas

Sempre existem as perguntas mais comuns, que praticamente todos os pacientes fazem, não importa se a informação já está no seu site ou mesmo se foi informado ao paciente de outra forma. É aí que as respostas rápidas são bastante úteis!

Você pode salvar gradativamente as respostas para cada pergunta frequente e enviá-las facilmente, sem precisar copiar e colar ou mesmo ter que reescrever a resposta a cada vez que precisar.

Basta começar a digitar uma mensagem clicando no símbolo “/” do seu teclado e sua lista de respostas prontas aparecerá para que você possa selecionar, editar algum detalhe da resposta e enviar a mensagem rapidamente.

Este recurso funciona no WhatsApp Business do celular e na conexão Web (no computador) também.

Mensagens automáticas de saudação e ausência

São mensagens automáticas em você pode programar quando devem ser enviadas.

Dessa maneira, pode ajustar seu WhatsApp Business para enviar uma pequena saudação com a apresentação da clínica ou do profissional sempre que alguém entrar em contato.

E também pode configurar as mensagens de ausência, para ser encaminhada caso algum cliente envie uma mensagem fora do horário de atendimento cadastrado no aplicativo. É possível configurar uma mensagem automática informando que em breve ele será atendido.

Esses recursos podem lhe ajudar a fazer com que seu paciente entenda que você recebeu a mensagem e que em breve será respondido.

Estatísticas

É possível acompanhar de perto as estatísticas do relacionamento e conversar, com um contador de mensagens recebidas, enviadas, entregues e lidas. Com isso você pode dimensionar a quantidade de atendimentos e conversar com os pacientes ocorridas pela ferramenta e medir o tempo e desempenhos da equipe de atendimento.

Além disso, é provável que o WhatsApp disponibilize em breve informações mais completas, como perfil do seu público, por gênero, idade e estatísticas de conversar por horários e dias da semana.

Tags (Etiquetas)

Tags ou etiquetas são formas de classificar informações ou contatos por tipos e grupos. Assim fica muito mais fácil encontrar contatos ou conversas. É possível criar e atribuir etiquetas específicas para cada situação, por exemplo: “marcou consulta”, “pilates”, “Fisioterapia”, entre outros.

Status

O recurso de Status está disponível no WhatsApp pessoal e no WhatsApp Business.

Este recurso permite que você poste imagens ou vídeos para que seus contatos vejam, esse conteúdo tem a duração máxima de 24h online, tal qual como o recurso de “Stories” cada vez mais utilizado no Instagram.

Vantagens de utilizar o WhatsApp Business

Agora que você já conhece os recursos disponíveis na ferramenta, vamos abordar os benefícios que o WhatsaApp por gerar ao atendimento em sua clínica de Fisioterapia:

  • Maior agilidade ao lidar com os clientes, marcando consultas e solicitando informações facilmente;
  • Custo zero. Até então, é uma ferramenta totalmente gratuita e pode ser utilizada por qualquer um, basta ter um número sem outra conta de WhatsApp vinculada;
  • Maior fidelização dos pacientes, uma vez que eles terão uma forma de contato mais prática;
  • Facilidade no compartilhamento de imagens, vídeos e documentos;
  • Facilidade de entrar em contato para comunicar qualquer mudança na agenda, otimizando o tempo de secretárias e diminuindo os gastos telefônicos da clínica.

Alguns cuidados para ao implementar o WhatsApp Business

Sabemos que o WhatsApp Business é uma ferramenta incrível e extremamente versátil para ser implementada no dia a dia do atendimento da sua clínica. Mas é importante também esclarecer que, mesmo com todas as vantagens, é necessário definir alguns limites, tanto para os pacientes quanto para a própria clínica.

Facilidade de comunicação X consulta online

Uma grande parte da população brasileira utiliza o WhatsApp pra inúmeras formas de comunicação e relacionamento, tendo em vista a facilidade que esse aplicativo traz.

Contudo, essa mesma facilidade de comunicação também acompanha um grande problema. Quando é o próprio fisioterapeuta que realiza o atendimento pelo aplicativo: as consultas online.

Esse é sim um meio de comunicação aceito pelas entidades de classe, contudo, somente para a finalidade de comunicação.

Portanto, em hipótese alguma um profissional de saúde deve atender seus pacientes utilizando esse meio e é importante deixar isso claro caso alguma pergunta que devem ser feitas no consultório sejam feitas através de uma conversa no WhatsApp.

Spam

Também é muito comum a utilização das contas empresariais do Whatsapp Business para enviar algumas mensagens comemorativas em datas como dia das mães ou natal, contudo, existe um limite entre interação saudável com o seu paciente e incomodá-lo.

Fique atento a isso e não envie mensagens desnecessárias. É interessante perguntar ao paciente se ele deseja comunicação por esse meio, fazer isso sem sua permissão pode ser interpretado como invasão de privacidade.

Local de trabalho não é espaço para vida pessoal

Outro erro comum que pode ser observado é a utilização do WhatsApp pessoal como uma ferramenta profissional.

Absolutamente nunca utilize o seu número pessoal para atender pacientes, pois este WhatsApp serve para a publicação de imagens de cunho íntimo na ferramenta de “Status”, por exemplo. Deixe esse ambiente o mais pessoal possível, a fim de refletir a credibilidade da sua clínica.

Por esta razão, utilize o seu WhatsApp pessoal para fins pessoais e o WhatsApp Business para fins de trabalho.

Incompreensão do horário de atendimento

Muitas vezes a suposta informalidade deste meio de comunicação abre espaço para que alguns pacientes entrem em contato fora do horário de funcionamento da clínica. Não somente, os mesmos esperam ser respondidos, sendo, inclusive motivo de reclamação.

Isso somente ressalta o ponto apresentado anteriormente de não utilizar seu número pessoal para realizar atendimentos, isso abrirá espaço para ser incomodado em momentos particulares.

Dessa forma, recomendamos sempre utilizar uma mensagem de ausência, como falamos acima, explicando que assim que estiver em horário comercial o paciente será atendido.

Pronto para utilizar o WhatsApp Business na sua clínica de Fisioterapia?

O WhatsApp Business, desde que utilizado com bom senso, é um ótimo aliado para otimizar o tempo da equipe na sua clínica. Mas, da mesma forma que o aplicativo tornou mais fácil a comunicação, também tornou os contatos mais urgentes.

As pessoas esperam por respostas rápidas, então mesmo que sua clínica utilize o recurso de mensagem de ausência, tenha em mente que a agilidade nas interações é essencial e sua equipe deve responder as mensagens com agilidade, estando em horário de atendimento.

Da mesma maneira, essa agilidade de resposta deve ser aplicada nas demais redes sociais da clínica, para atender cada contato que surgir, pois é a imagem e prontidão de resposta da empresa que está sendo levada em consideração quando uma pessoa envia mensagens.

As demais redes sociais e outras estratégias de marketing são fundamentais para fortalecer a marca da clínica. Nesse contexto, indicamos que você leia nosso o Guia de marketing:
Internet & Redes Sociais para Clínicas de Fisioterapia e Fisioterapeutas.

A ZenFisio também utiliza o WhatsApp Business para ajudar clientes e realizar o suporte do sistema aos nossos usuários. Tornando ainda mais prática a comunicação entre a equipe de suporte e nossos clientes. Você pode entrar em contato com a equipe da ZenFisio através deste número: (11) 4118-3034.

E você, já utiliza o WhatsaApp Business em sua clínica? Compartilhe a sua experiência conosco!

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