Acupuntura e seus benefícios na qualidade de vida

A acupuntura é uma das mais importantes técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. Para atuar como acupunturistas, os profissionais devem ser graduados em uma área da saúde, como a fisioterapia.

A inserção das agulhas de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo.

Vamos listar alguns dos benefícios dessa técnica chinesa. Confira:

1 – Ajuda a emagrecer

Quando a acupuntura é usada para emagrecer, ela ajuda na eliminação de toxinas, líquidos em excesso e gorduras localizadas.

2 – Minimiza sintomas de depressão e ansiedade

A técnica milenar chinesa também pode ser uma opção para tratamentos de distúrbios emocionais, com a depressão e a ansiedade. Isto porque ela estimula a produção dos hormônios da alegria e do bem estar.
A acupuntura também proporciona relaxamento, dispersando a ansiedade e as tensões através do equilíbrio das energias do corpo.

3 – Trata dores de cabeça

Vários estudos já comprovaram cientificamente a eficácia da acupuntura na prevenção e tratamento das dores de cabeça e crises de enxaqueca.

4 – Melhora a dor nas costas

A dor nas costas ainda é o principal motivo que leva as pessoas a procurarem um acupunturista, principalmente para tratar a dor crônica, que é definida como a dor que persiste por mais de três meses.

5 – Reduz o Estresse

A acupuntura é eficiente no tratamento do estresse porque tem a capacidade de bloquear a produção de hormônios liberados em situações estressantes, como por exemplo o cortisol.

6 – Acelera a recuperação de lesões

Existem pontos específicos de acupuntura que podem aumentar a circulação, reduzir a inflamação e diminuir a formação de cicatrizes, diminuindo o tempo de recuperação das lesões e até mesmo de alguns tipos de cirurgia.

Recomendações e contraindicações:

Os especialistas garantem que a técnica é indicada para todos, até mesmo para as crianças. Mas há uma exceção quanto à técnica com agulhas, pois ela não deve ser usada por pessoas que apresentem alterações na coagulação sanguínea.

Ao escolher um profissional, procure referências sobre ele e verifique os cuidados que são tomados com as agulhas (elas devem ser descartáveis). A assepsia (limpeza) é imprescindível.

Por fim, é importante ressaltar que, em muitos casos, só a utilização da acupuntura não é suficiente para resolver os problemas e, nas doenças mais graves, a técnica precisará ser aliada a um tratamento convencional.

Também pode ser do seu interesse:

2 comentários

Deixe seu comentário!