Alongamento, a prática mais importante para o inverno

Durante as estações mais frias do ano (outono e inverno), o uso de roupas quentes não é suficiente para se livrar da sensação de desconforto por conta do frio. As pessoas tendem sentir mais dores no corpo e a diminuir a frequência de práticas esportivas, desta forma, a realização de alongamentos torna-se ainda mais importante, tanto para a prática esportiva, quanto ao decorrer de um dia de trabalho.

Com a ocorrência da baixa temperatura, os riscos de lesões são maiores pois o corpo reage ao frio contraindo os músculos na tentativa de produzir calor, sendo ainda mais necessário a preparação prévia para ativar a musculatura, favorecer a circulação sanguínea e aumentar a temperatura corporal. Em dias frios, não se alongar e não se aquecer com exercícios leves antes de praticar esportes pode causar até fraturas, em casos mais graves.

O alongamento tem um papel fundamental para a flexibilidade muscular, pois o durante o exercício o músculo estica e retorna ao comprimento normal, prevenindo tensões, rigidez e encurtamento dos grupos musculares, entre outros benefícios. Por esta razão, o alongamento é necessário não só durante os dias de frio, mas sim o ano todo.

Dicas

  • Faça alongamentos antes e depois das atividades físicas (treino).
  • Não há definição de idade ideal, apenas forma e intensidades diferentes.
  • Em dias frios, utilize roupas térmicas para praticar exercícios.
  • Realize o exercício com calma, alongar-se não deve ser sinônimo de dor.
  • Cada exercício de alongamento deve ser feito (em média) por 15 a 20 segundos. Ultrapassando este tempo, o corpo não relaxa e passa a contrair os músculos.

 

Cuidados necessários

  • Se houver “fisgadas”, preste mais atenção ao exercício para não romper o tendão. Respeite seus limites!
  • Indivíduos que possuem o ombro inclinado para a frente devem realizar o alongamento da musculatura peitoral.
  • Caso você já esteja com alguma lesão, procure um profissional de Fisioterapia para auxiliar na definição de quais exercícios e métodos são mais indicados para não agravar a lesão pré-existente.

 

Benefícios

  • Ajuda a evitar lesões.
  • Melhora a postura em até 2cm.
  • Melhora o humor e a disposição.
  • Melhora a flexibilidade, decorrente da redução de água e fibras musculares, provocada pelo envelhecimento
  • As fibras musculares, encaixadas umas nas outras, deslizam para alongar e contrair. A musculatura é ligada aos ossos e tendões.
  • Exercícios físicos ajudam a desenvolver resistência, promovendo a produção de anticorpos.

 

Como fazer o alongamento corretamente?

Se você for uma pessoa sedentária, faça alongamentos mais leves, sem forçar demais os músculos. Respeite seus limites e inicie seu treino aos poucos, para evitar sobrecargas e problemas mais sérios.

Nestas imagens, você pode ver algumas sugestões para realizar um alongamento relaxante e encarar os dias de frio com menos dores no corpo. Faça o alongamento pela manhã, em horários de intervalo durante o trabalho ou na academia, sempre que puder.

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Outros exercícios:

Dedique-se a você, alongar-se é rápido e fácil. Aproveite cada benefício e diminua a ocorrência de dores no corpo durante as estações mais frias do ano.

 

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