Fibromialgia e Covid-19: Saiba diferenciar os sintomas

A fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas sim, de fator hereditário. Na maioria das vezes, atinge as mulheres na faixa etária de 30 a 60 anos (a cada 10 pacientes com fibromialgia, 7 são mulheres), apesar de que ainda não há dados completos que expliquem a prevalência dessa doença com o sexo feminino. A fibromialgia possui diversos sintomas que podem ser confundidos com outras doenças, entre elas, a Covid-19, por isso é importante redobrar a atenção.

Para obter o diagnóstico correto é necessário o atendimento prestado por um reumatologista, pois profissionais desta área são capazes de identificar características relacionadas à patologia e diferenciar a fibromialgia de outras doenças reumáticas.

Saiba quais são os principais sintomas da fibromialgia:

• Dores difusas no corpo, com pouca resistência a dor ou ao toque leve no corpo;
  • Alteração no sono (sonolência ou insônia). Em 90% dos casos levando ao sono mais leve e com isso não reparador;
  • Alterações de humor;
  • Fadiga/cansaço, que são outros sintomas comuns e que levam a baixa resistência ao exercício e as atividades do dia a dia;
  • Depressão, que contribui para o aumento de dor, cansaço e alteração no sono;
  • Síndrome do intestino irritável, que pode levar a desconfortos em baixo ventre e desidratação pelo excesso de evacuação;
  • Bexiga mais sensível, que pode levar a uma Incontinência Urinária de Urgência
  • Dores de cabeça frequentes que também levam a indisposições diárias.

Semelhança com os sintomas da Covid-19

Os sintomas da fibromialgia são semelhantes aos sintomas relatados por pacientes diagnosticados com Covid-19. Devido à pandemia do coronavírus é preciso redobrar a atenção para identificar cada caso, considerando que para pacientes com Covid-19 é comum a sensação de dores difusas no corpo, diarreia, dores de cabeça e/ou cansaço.

Para aqueles que já estão positivados com a Covid-19, os sintomas de rotina tendem a ser aumentados e acrescidos de outros, como febre, tosse, falta de ar, perda do olfato e do paladar.

Para o tratamento da fibromialgia indica-se a Fisioterapia, Acupuntura e Exercício Físico para controle dos sintomas dessa patologia. Porém, para pacientes pós-covid há uma dificuldade em se exercitar pela falta de ar recorrente.

Dessa maneira, é preciso procurar um Fisioterapeuta para iniciar um tratamento respiratório e atividade física até mesmo em ambiente domiciliar. Outra alternativa é a Acupuntura Auricular também utilizado por Fisioterapeutas para controle de dores, fortalecimento do sistema respiratório e imunidade.

O sedentarismo e o repouso por mais tempo contribuem para a queda de imunidade, surgimento de dores em geral, aumento do risco para doenças respiratórias (bronquite, asma, pneumonia) e a diminuição da funcionalidade e atividade cerebral, não sendo indicado para nenhum paciente. O movimento cura!