8 dicas de gestão para profissionais e negócios das áreas da saúde e Fisioterapia em 2021

Ao início de cada ano é sempre um bom momento para refletir sobre o ano que passou e, principalmente, sobre o que queremos para esse novo ciclo que está iniciando e o que precisamos fazer para alcançar nossos objetivos.

O ano de 2020 foi muito atípico, afinal, ninguém poderia imaginar que teríamos uma pandemia que impactaria diretamente o dia a dia de todas as pessoas e negócios.

Mas, podemos utilizar os aprendizados e as mudanças causadas por esse ano tão desafiador, para avaliar e planejar o que precisamos mudar e melhorar como profissionais e em nossos negócios. Assim, é possível se adaptar às alterações que estão ocorrendo na sociedade e, até mesmo, desenvolver novas habilidades e ações para colher bons resultados nesse ano de 2021.

Mudanças causadas e aceleradas pela pandemia

Além das restrições impostas às pessoas e aos negócios na prestação de serviços e comercialização de produtos, a pandemia acelerou um conjunto de mudanças que já vinham ocorrendo, em relação ao uso da tecnologia e ferramentas digitais no relacionamento entre empresas e seus consumidores.

Nesse sentido, profissionais, clínicas e consultórios precisam se adaptar às novas formas de prestação de serviços e relacionamento com os clientes. Para isso, é necessário oferecer alternativas de comunicação por canais digitais, relacionamento contínuo com os clientes/pacientes e, dependendo do serviço prestado, atendimentos remotos por vídeo conferência ou outras ferramentas digitais.

Outro ponto relevante em relação as atividades de saúde e estética, é o aumento da necessidade de cuidados de higienização com equipamentos e ambientes e adequação aos protocolos de segurança. Além, ainda, das limitações em relação a aglomeração de pessoas em ambientes fechados e distanciamento social para atividades coletivas em grupo.

Em relação às mudanças, o importante é estar atento ao comportamento de consumo dos seus clientes, para que você possa identificar as mudanças e adaptar seu negócio rapidamente.

Ações para os profissionais e negócios da saúde

A realidade é que a tecnologia e as mudanças da sociedade vem ocasionando uma contínua evolução e alterações nos negócios das áreas da saúde há muito tempo.

Independente das restrições/limitações que a pandemia nos trouxe, todos os profissionais e empresas que prestam serviços de saúde, beleza, estética e bem estar, precisam estar em constante evolução. 

No mundo atual, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua a sua saúde, estética e bem estar. E, com isso, praticamente todas as áreas da saúde e em especial a Fisioterapia, vem crescendo muito acima da média nos últimos anos.

Esse crescimento também tem incentivado o surgimento de novos negócios nas mais diversas áreas da saúde, tornando o mercado muito mais competitivo, exigindo muito mais dos donos dos negócios em relação a qualidade do serviços prestados, diferenciação perante a concorrência, marketing e gestão do negócio.

Para auxiliar nesse sentido, listamos e descrevemos 8 ações que os profissionais e negócios das diferentes áreas da saúde podem (ou devem) realizar para conseguir desenvolver o seu empreendimento e obter bons resultados em 2021.

1. Acompanhe e se adapte às mudanças do mercado

Mesmo antes da pandemia, a necessidade de estar sempre evoluindo e se adaptando as mudanças já era grande. Agora, com o tão falado “novo normal”, isso se tornou praticamente uma questão de sobrevivência para os negócios.

Para isso, primeiro é importante estar atualizado em relação as mudanças e tendências. Por exemplo, que tipo de procedimento novo está sendo usado, como os clientes querem ser atendidos a partir de agora, quais as formas de pagamento é melhor oferecer, quais os melhores canais de divulgação do negócio e comunicação com clientes, qual rede social está sendo mais utilizada, entre tantos outros pontos a serem acompanhados.

A partir disso, sempre que surgir alguma ideia, não hesite em tentar implementar na sua clínica ou consultório. Se for um novo procedimento que demanda maior investimento, faça uma pesquisa com seus clientes mais próximos para descobrir se terão interesse, sendo algo voltado para marketing ou atendimento, você pode fazer uma experiência para tentar avaliar o resultado e decidir se continuará com a novidade.

Como já dizia Charles Darwin: “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. Essa frase é praticamente uma regra atualmente para os profissionais e negócios das áreas da saúde.

2. Invista em qualidade na prestação dos serviços

Qualidade está diretamente ligada a satisfação dos seus clientes, que por sua vez, é uma fator fundamental para o retorno dos clientes e a sustentabilidade do negócio no longo prazo.

É importante entender que a percepção de qualidade dos clientes ocorre em todos os momentos de interação com o seu negócio e não somente na realização do atendimento em si, mas desde a clareza e simpatia no primeiro contato, na limpeza do ambiente e no relacionamento após o atendimento, entre tantos outros momentos.

Claro que a prioridade é realizar o atendimento do serviço em si da melhor forma, oferecendo a melhor aula de pilates possível, buscando a melhor recuperação do paciente e os melhores resultados estéticos possíveis. Sempre com educação, simpatia, profissionalismo e comprometimento.

Além disso, tenha atenção para outros pontos, como:

  • Educação e gentileza no atendimento na recepção e pelo profissional responsável;
  • Organização e limpeza do ambiente;
  • Adequação aos protocolos de prevenção ao Coronavírus;
  • Clareza e transparência na troca de informações com o cliente;
  • Preços justos e flexibilidade nas formas de pagamento;
  • Comunicação ativa com clientes/pacientes e ações de pós-atendimento;

Alcançar a satisfação dos clientes, pacientes e alunos é sempre um desafio para as clínicas, consultórios e profissionais da Fisioterapia, mas deve ser sempre o objetivo maior e foco da sua equipe.

Para saber como está a satisfação dos seus clientes e o que pode ser melhorado, você pode utilizar o método NPS (Net Promoter Score) a partir de um sistema especializado ou realizar uma pesquisa simples de satisfação, com perguntas diretas pedindo a opinião dos pacientes e alunos sobre a experiência em todos os momentos de relacionamento com a clínica.

3. Utilizar a internet e redes sociais para marketing e relacionamento com clientes

No Brasil aproximadamente 90% da população está nas redes sociais, onde 80% destes acessam suas redes ao menos uma vez por dia. Também sabemos que divulgar seu negócio e fazer um bom marketing é determinante na atração de clientes. Portanto, nada melhor que usar as redes sociais para divulgar seu negócio e se relacionar com os clientes.

Outra vantagem da internet e redes sociais é que o investimento necessário é muito menor, comparado a mídias tradicionais de marketing como rádio, jornais ou eventos locais.

Portanto, seja como profissional ou para o seu negócio, tenha uma página corporativa no Facebook e um perfil comercial no Instagram, para publicar conteúdos e novidades sobre os serviços oferecidos, promoções, depoimentos de clientes satisfeitos ou informações gerais da empresa. Além disso, avalie utilizar outras redes, como TikTok e Twitter.

Possuir um website também é fundamental, com informações detalhadas dos serviços prestados, formas de contato, endereço e localização, equipe de profissionais com formação e especialidades e até mesmo artigos e conteúdos úteis relacionados as suas áreas de atuação. Opções de baixo custo para um site são o WIX ou então o BuscaFisio, onde você pode inclusive criar uma página gratuitamente para divulgar seu negócio e ser encontrado na internet.

Porém, apenas estar na internet e nas redes sociais não é suficiente, é preciso estar bem posicionado, disponibilizar conteúdo de qualidade e se relacionar com o mercado e com os clientes.

Primeiro, tente disponibilizar conteúdos técnicos e explicativos relacionados aos serviços que você oferece, isso irá criar autoridade e credibilidade nos temas abordados. Outra prática recomendada é publicar resultados de procedimentos e tratamentos junto do depoimento dos clientes, que é mais uma forma de desenvolver autoridade.

Utilize também as redes sociais para se relacionar com os clientes, envie novidades, promoções e esteja sempre disponível para atender qualquer contato. Não responder mensagens por e-mail ou canais digitais pode gerar frustração e má impressão com os clientes.

O WhatsApp, Telegram e outros comunicadores estão muito na moda. Não deixe de utilizar essas ferramentas a seu favor. Por exemplo, pelo WhatsApp você pode enviar novidades e promoções, criar listas de distribuição e até mesmo grupos entre seus clientes para trocarem experiências e opiniões, tudo sem nenhum custo, além do tempo demandado para utilização das ferramentas.

Em princípio você mesmo pode realizar todas essas ações de marketing e relacionamento na internet e nas redes sociais, há muito conteúdo de apoio na internet com dicas e orientações. Inclusive, você pode baixar o nosso Guia de marketing na Internet e Redes Sociais para Clínicas de Fisioterapia e Fisioterapeutas.

Você também pode avaliar a contratação do serviço de agências de publicidade ou profissionais de comunicação. Nesse caso é necessário considerar o investimento necessário, esclarecer muito bem quais serão os serviços prestados, para dimensionar os resultados e o retorno do investimento.

4. Utilize um bom sistema de gestão para o seu negócio

Praticamente todos os negócios que crescem tem como característica a utilização avançada de sistemas e da internet.

Um bom sistema de gestão irá fazer toda a diferença no dia a dia de trabalho da sua clínica ou consultório e tornar o seu negócio muito mais organizado, produtivo e eficiente. É possível eliminar documentos em papel, reduzir burocracias, agilizar processos, tornar as informações mais seguras e acessíveis e obter informações sobre o negócio para a tomada de decisão.

Caso você ainda não utilize algum sistema, defina o quanto antes as suas principais necessidades e escolha um bom sistema para utilização. Com as opções de sistema mapeadas, compare principalmente os recursos disponíveis em cada software, os benefícios, o retorno para o seu negócio/trabalho e o investimento necessário.

Veja outros fatores que são importantes considerar na escolha do melhor sistema para seu negócio:

  • Adequação as suas necessidades e prioridades
  • Solução completa e especializada na sua área
    • Agenda e prontuário eletrônico
    • Controle financeiro integrado
    • Recursos para marketing e relacionamento com clientes
    • Relatório gerenciais
  • Adequação a normas e exigências legais da sua área
  • Disponibilidade e qualidade do atendimento
  • Facilidade de acesso e interface intuitiva
  • Solução em evolução e melhorias constantes
  • Flexibilidade de planos, valores e formas de pagamento
  • Adequação e normas de segurança de dados e LGPD
  • Disponibilidade de aplicativo para dispositivos móveis

O Sistema ZenFisio é uma ótima opção de gestão para negócios da área de Fisioterapia, sejam clínicas, consultórios, estúdios de pilates ou clínicas de estética. O sistema é completo, especializado na área, integrando informações de clientes e pacientes, agenda e registro de atendimentos, procedimentos internos de gestão da empresa, controle financeiro, emissão de documentos, relatórios, pesquisa de satisfação, envio de mensagens e e-mail para clientes, e muito mais. Você pode conhecer todos os recursos do ZenFisio e até mesmo testar gratuitamente o sistema por 14 dias para conhecer os benefícios e vantagens.

5. Atenção com o fluxo de caixa e cuidado com despesas desnecessárias

Com as restrições impostas pela pandemia, boa parte dos negócios reduziram as suas receitas e podem estar passando por dificuldades financeiras, em menor ou maior grau. E como ainda há muitas incertezas em relação a recuperação da economia, nada melhor que controlar os gastos e manter seu fluxo de caixa saudável.

Para otimizar as despesas, é importante saber muito bem o que pode ou não ser cortado, pois as vezes reduzir um gasto pode impactar na sua produtividade ou na atração de clientes. Por exemplo, reduzir o investimento em marketing, pode reduzir seu número de clientes e atendimentos realizados, o que será ainda pior.

Também é fundamental utilizar um bom sistema de controle financeiro, onde você possa facilmente registrar as receitas e despesas e controlar o fluxo de caixa. Podendo identificar quais os tipos de despesas são mais representativas no seu negócio, qual a margem e a lucratividade e visualizar relatórios que permitam uma boa análise gerencial para tomada de decisões mais assertivas.

Em relação a despesas e gastos, também cabe avaliar a possibilidade de aumentar o investimento em determinadas ações. Pode ser que a sua concorrência esteja enfraquecida e o mercado aquecido, com isso é possível surfar em uma onda positiva e o negócio crescer muito. Como diz a frase bastante utilizada no esporte, muitas vezes “a melhor defesa pode ser o ataque”.

6. Invista em qualificação e treinamento

Considerando que os clientes estão cada vez mais exigentes e o mercado de saúde, beleza e Fisioterapia está em amplo crescimento, se manter atualizado em relação as técnicas utilizadas e equipamentos modernos é fundamental.

Independente da sua especialidade ou área de atuação, seja Fisioterapia clínica, procedimentos de estética ou pilates, busque qualificação constante, participando de eventos da área, treinamentos, cursos de métodos e técnicas novas e até mesmo invista em uma pós-graduação dentro da sua área de atuação.

Investir em treinamentos voltados para atendimento, marketing e gestão também são importantes, pois não adianta atender bem os clientes se o marketing ou o controle financeiro da sua clínica são precários. Todas as áreas do negócio precisam estar em harmonia e funcionando bem.

Para escolher onde realizar um curso ou qualificação busque referências com alguém que já tenha realizado algum treinamento ou conheça a instituição de seu interesse. No caso de uma formação técnica, priorize as entidades mais conhecidas e que são referência na sua área, assim você pode utilizar essa formação para divulgar no seu negócio, criar algum diferencial, além de enriquecer e qualificar seu conhecimento e currículo.

É importante entender que se qualificar como profissional ou incorporar novas técnicas e equipamentos, é sempre um investimento que irá atrair mais clientes, deixar estes mais satisfeitos e, por fim, contribuir no desenvolvimento do seu negócio.

7. Atenção com higiene e procedimentos de prevenção contra o Coronavírus

A necessidade de ambientes limpos e que sigam os cuidados de higiene são grandes para quem realiza qualquer tipo de procedimentos relacionados a saúde, estética e bem estar.

Mas, com a nova realidade criada pelo Coronavírus, as pessoas estão ainda mais atentas e exigentes em relação a limpeza de ambientes e higienização de equipamentos. Os cuidados necessários se estendem também para evitar aglomerações em ambientes fechados, conformidade com protocolos de prevenção e distanciamento social.

Portanto, tenha o máximo de atenção e não deixe de tomar as devidas precauções para manter uma boa higienização em tudo que for necessário e com isso causar uma sensação de segurança e confiabilidade aos seus clientes/pacientes.

8. Crie diferenciais para o seu negócio

Um diferencial é algo que pode tornar a sua clínica, consultório ou estúdio de pilates único, é algo que só você faz. É uma das melhores formas de se destacar em relação aos concorrentes e atrair mais clientes para o negócio.

Para se destacar no mercado e perante a concorrência, podem ser utilizados diferentes estratégias. Vejamos algumas possibilidades:

  • Realizar procedimentos que ninguém mais realiza na sua região;
  • Utilizar equipamentos ou técnicas inovadoras e mais eficientes;
  • Proporcionar o melhor atendimento ou, então, o ambiente mais moderno, confortável e limpo;
  • Disponibilizar pacotes de serviços únicos com condições de pagamento diferenciadas;
  • Estar localizado no ponto mais favorável para seu público;
  • Oferecer mais canais de atendimentos aos clientes e uma experiência de pós-venda fantástica;
  • Oferecer brindes e criar um programa de fidelidade;
  • Criar experiências únicas ao longo do relacionamento com seus clientes, como um “ritual” especial que você realiza com novos clientes;

O mais usual é buscar oferecer serviços inovadores a partir de equipamentos e métodos mais modernos. Para isso, você pode investir em equipamentos modernos e também em treinamentos e qualificação da equipe. Como os clientes buscam cada vez melhores resultados em relação a sua saúde e beleza, este pode ser um bom caminho.

Também pode ser considerado a diferenciação por preço, oferecendo serviços por valores mais acessíveis. Porém, essa é uma estratégia arriscada, pois ao reduzir as margens de lucro e entrar em uma “briga de preço” com os concorrentes, você pode se colocar em uma situação delicada ao comprometer o fluxo de caixa e ainda ficar refém de clientes que buscam apenas preço baixo.

O recomendado é sempre buscar se diferenciar pela qualidade na prestação dos serviços e no relacionamento com os clientes. Dessa forma você será sempre lembrado positivamente e com isso aumenta e muito a fidelidade dos clientes e continuidade do negócio.

Podemos ver que não é fácil conseguir implementar todas as medidas abordadas no artigo. Porém, com a devida dedicação, comprometimento, apoio de parceiros e ferramentas do ZenFisio, é possível sim, melhorar a gestão do negócio, atender melhor os clientes e obter melhores resultados.

Para conseguir realizar todas as ações faça um bom planejamento, dividindo as atividades ao longo do ano e acompanhando os resultados obtidos mês a mês, para se manter em constante evolução.

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