Gestão e Marketing: 5 dicas para destacar sua clínica

Estar à frente da gestão e marketing de uma clínica exige organização e, principalmente, praticidade na hora de resolver as tarefas. Mas, nem sempre é possível seguir esses fatores. Com a tecnologia em constante mudança e a área da saúde mais competitiva, é preciso ter algumas atitudes para melhorar o seu negócio. Por isso, separamos 5 dicas de gestão e marketing que irão destacar a sua clínica na área da saúde.

Para todos os pontos estarem alinhados dê atenção desde a forma como sua marca se posiciona no mercado até a maneira como seu atendente recebe os pacientes. Com as dicas de gestão e marketing que separamos é possível traçar novas metas e ter decisões mais assertivas na empresa.

Além de um espaço harmonioso e confortável os pacientes procuram facilidade no agendamento da consulta, um bom atendimento, e claro, um serviço satisfatório.

Sua clínica atende estes requisitos?

Se a resposta for não, está na hora de parar para pensar onde está o erro e conferir nossas dicas. E se a resposta for sim, continue acompanhando o conteúdo para saber como melhorar ainda mais!

 

1) Utilize a automação de agendamentos, lembretes e e-mails

Ganhar tempo e aumentar a produtividade devem ser prioridades. Por isso, está na hora de dar adeus aos agendamentos convencionais.

Então, utilize ferramentas de automação que auxiliem nos agendamentos das consultas, envio de lembretes e campanhas de e-mail.

Outro exemplo para se destacar é dar autonomia para que os pacientes agendem conforme o dia e o horário mais adequado à sua situação. Pois isso, irá facilitar o trabalho de seu(sua)  secretário(a) e demonstra aos clientes o engajamento da clínica em desempenhar de forma mais assertiva e ágil as tarefas do cotidiano.

2) Controle financeiro: da ponta do lápis para o clique do mouse

Muitos dizem que ter a gestão financeira na ponta do lápis é primordial para alcançar o sucesso. Mas, hoje, a gestão financeira precisa estar a um clique para qualquer tarefa que você realiza. Porque ao fazê-la de forma eletrônica você consegue obter maior praticidade a partir da utilização de filtros, que proporcionam uma visualização mais rápida da informação que deseja.

Dessa forma, ao acessar o histórico dos pacientes e as transações financeiras você encontra o que necessita de maneira rápida e evita filas de espera.

3) Gere relatórios e analise!

Para ter um controle financeiro alinhado é preciso dar uma atenção especial aos gráficos, gerando relatórios dos custos básicos, do faturamento, do gasto com equipamentos, de tudo. Fique atento a esses pontos para identificar seu acerto e/ou erro, e assim, tomar algumas medidas e mudar o caminho do seu negócio, se necessário.

Ao obter dados analíticos e informações úteis sobre clientes, atendimentos e controle financeiro, você terá números mais concretos para auxiliar na tomada de decisão.

4) Tire um tempo para planejar o marketing da clínica

Por que uma clínica deve dar atenção ao marketing? Porque a importância dada ao posicionamento de uma marca no mercado (físico e virtual) é muito grande, sendo visto esse reflexo na escolha dos produtos e na compra dos consumidores, que estão cada vez mais atentos. Isso significa que você precisa ser um expert em marketing? É claro que não! Mas, se você busca se destacar no mercado é preciso dar mais atenção a alguns elementos.

Existem alguns guias que podem auxiliar profissionais da área da saúde, oferecendo uma melhor experiência ao paciente desde o primeiro contato com a clínica. Além de guias, busque adquirir mais conhecimento sobre a área, ou até mesmo, obtenha sistemas completos que ofereçam essa ferramenta.

A presença da sua clínica nas redes sociais e em plataformas de busca por clínicas também geram autoridade ao seu negócio, dando maior credibilidade e confiança ao cliente. 

5) Priorize sistemas que garantam a segurança dos dados

No momento da contratação de um sistema de gerenciamento você deve procurar por profissionais preocupados em manter o software alocado em servidores com credibilidade, que garantam a segurança dos dados, a proteção contra ataques cibernéticos e com navegação criptografada. 

É importante se certificar sobre como fazer a migração das informações e a realização automática de cópia de todos os dados, pois isso proporcionará mais segurança a clínica. Assim como, verificar se o sistema é compatível com os dispositivos utilizados e se possui uma interface simples e fácil para ser usada pelos funcionários.

Essas práticas de gestão e marketing podem ser grandes aliadas de seu negócio. Procure estar sempre atento e atualizado à elas, assim, cada vez mais sua clínica poderá obter melhores resultados.


Leia mais: Saiba como um software pode auxiliar na gestão do seu negócio!

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1 comentário

  • Usuário da internet

    maio th, 2021 5:38 PM Responder

    Excelente artigo. Se me permitirem, quero dar uma dica na parte de Marketing Digital para Clínicas e Profissionais da área de Físio. Não esqueçam de criar seu perfil no Google Maps. Além de poderem divulgar seus contatos, seu site, suas redes sociais, crie postagens com regularidade sobre suas especialidades lá no Google Maps. Isso fará seu perfil subir na posição, aparecendo nas primeiras posições do Google Maps. Uma ação tão simples que 80% das clinicas não fazem, mas que pode trazer muitos clientes.

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