Gestão de negócios na Fisioterapia: Como melhorar os processos?

Profissionalizar, inovar e qualificar a gestão de negócios da área da Fisioterapia é um dos principais objetivos da Federação Nacional de Associações e Empresas de Fisioterapia (FENAFISIO). É por isso, que em 2011, a FENAFISIO uniu forças com as associações dos estados brasileiros e foi criada para contribuir com a melhoria da gestão de clínicas e consultórios de fisioterapia.

Além de criar o evento Café com Debate, a FENAFISIO promove desde 2016 o Meeting Nacional de Gestores da Fisioterapia, que neste ano de 2022, realizou a 4ª edição na cidade de Florianópolis – Santa Catarina.

Mais de 200 gestores e profissionais de fisioterapia estiveram na cidade catarinense durante três dias, para participar de palestras e workshops sobre “Cultura de gestão, tecnologia, inovação e sustentabilidade”. E, após quatro edições do Meeting, além da crescente participação, muitos debates e mudanças estão acontecendo.

Por isso, conversamos com a atual presidente da Federação, Gladis Gutiérrez, para entendermos o cenário atual da gestão de negócios da Fisioterapia e as principais preocupações e evoluções que ocorreram nos últimos anos.

Gestão de negócios em primeiro lugar

Após quatro edições do Meeting Nacional de Gestores da Fisioterapia, que acontece desde o ano de 2016, muitas mudanças na gestão foram percebidas. Além disso, Gladis Gutiérrez comenta que houve um aumento da procura e participação dos gestores de clínicas e consultórios de fisioterapia, de todo o Brasil.

Isso é uma construção contínua que vem acontecendo e a gente vem percebendo como os fisioterapeutas estão se engajando pela área da gestão, dentro da fisioterapia. Em 2016, na primeira edição, tivemos cerca de 60 participantes. Nesse evento, agora em Florianópolis, tivemos 220 participantes“, afirma Gladis.

Além disso, outra questão que preocupa as entidades da área e também foi tema de palestra no IV Meeting, é sobre a gestão de negócios ainda não estar inserida na grade curricular de fisioterapia, em cursos de todo o território nacional.

Assim, muitos fisioterapeutas ao se formarem, abrem um consultório com uma visão limitada sobre gestão de negócios. Isso pode resultar em um baixo número de atendimentos e dificuldades para manter o empreendimento.

“Ter uma empresa organizada, com todos os processos funcionando, conhecer os números, saber o que você está fazendo e o que está trazendo resultado, é mais complexo do que a maioria das pessoas imaginam que seja”, reitera Gutiérrez.

Ao perceber a importância da gestão para o negócio, muitos profissionais estão conquistando mais espaço no mercado fisioterapêutico. E, essa mudança de visão empresarial, ocorreu devido a urgência de inovação que a pandemia da Covid-19 desencadeou em muitos gestores.

Foi pela necessidade de se reinventar que profissionais da fisioterapia procuraram alternativas que possibilitassem a continuidade dos serviços desenvolvidos na área. Com isso, muitos passaram a atender de forma online através de chamadas de vídeo, para dar continuidade aos tratamentos dos pacientes.

“Hoje, é algo que veio pra ficar. Muitos profissionais e empresas que não se adequaram e não procuraram essa inovação e essa tecnologia, vão acabar ficando para trás. Inclusive, trouxemos um especialista nessa área, que também esteve conosco no Meeting. Não é nem pela comodidade, mas é pela segurança. Por isso que os pacientes preferem receber um atendimento em casa através de um teleatendimento”, afirma Gladis.

De acordo com Gladis Gutiérrez o teleatendimento era uma atividade que poucos profissionais imaginavam que era possível há cerca de 2 anos atrás, principalmente, pelo fato de que os procedimentos de fisioterapia requerem muito tato.

Mas, apesar da diminuição de casos de coronavírus, alguns pacientes e profissionais têm optado em continuar com os teleatendimentos.

Como inovar e trazer resultados para o negócio?

Perceber a inovação como um investimento para a otimização de processos gerenciais, das atividades dos profissionais e para a satisfação do paciente, é uma etapa muito importante para a mudança de perspectiva sobre a gestão do negócio.

Apesar do custo que pode ter, é necessário ver a implementação de tecnologias como melhorias que geram bons resultados a longo prazo. Seja para a produtividade da equipe de colaboradores, como para os clientes.

“Nós como FENAFISIO, incentivamos muito essa busca de inovação e tecnologia dentro da fisioterapia, porque as coisas estão acontecendo em uma velocidade muito rápida. Ano passado a gente estava num ano de muita tensão por conta da pandemia, então fizemos diversos eventos online, onde trouxemos também profissionais falando sobre tecnologia e inovação. Porque não tem mais como você ficar sentado, entre quatro paredes, só trabalhando e fazendo o teu dia a dia”, comenta Gutiérrez.

Essa inquietação permite explorar novas estratégias, como a implementação de sistemas de gestão e indicadores de desempenho assistenciais e administrativos, exemplos citados pela presidente da Federação.

Através de indicadores e relatórios gerenciais é possível demonstrar em números, o trabalho desenvolvido pela equipe de colaboradores da empresa.

Ter esses dados em mãos, sempre atualizados, proporciona mais autoridade ao profissional em momentos de negociação, como, por exemplo, para empresas que atendem através de planos de saúde. Com eles, é possível comprovar o número de atendimentos realizados por profissional, por procedimentos, taxas de faltas, cancelamentos, remarcações, entre outros fatores.

“Isso tudo envolve tecnologia e você precisa estar investindo nisso. Isso não é um custo, é um investimento que você precisa fazer. A gente precisa estar atento pra tudo o que está acontecendo no mercado”, reitera Gladis Gutiérrez.

Benefícios da tecnologia para os atendimentos

Além da tecnologia ter possibilitado os teleatendimentos, existem outros recursos que têm proporcionado benefícios para as clínicas, consultórios e profissionais da fisioterapia.

De acordo com os exemplos citados por Gladis, também é possível investir em tecnologia e inovação no negócio, através de sistemas de gestão. Atualmente, existem no mercado inúmeras opções desenvolvidas para gerenciar negócios da área da saúde.

Por isso, é preciso pesquisar, avaliar e escolher o melhor software para a sua área de atuação. Entre as opções disponíveis, o Sistema ZenFisio é especializado na área da fisioterapia e alia recursos para otimizar as tarefas do dia a dia dos profissionais e, também, possui indicadores de desempenho, como citados por Gladis.

Sistemas como o ZenFisio facilitam o agendamento e o registro de avaliações e evoluções, mas, também garantem segurança e praticidade para o armazenamento das informações dos pacientes.

“Antes o prontuário do paciente, era tudo no papel. Então você tinha caixas e caixas de papel, e quando ia buscar um prontuário, tinha que ir procurar nos arquivos. Hoje em dia, ter um sistema informatizado, de excelência, é facilitar a vida. Não só do gestor, mas do profissional e do próprio paciente, porque você consegue pesquisar tudo muito rápido”, diz Gladis Gutiérrez, que também é fisioterapeuta e gestora de uma clínica em Santa Catarina.

A pesquisa rápida para encontrar informações, o fácil cadastro de dados do paciente e o registro de avaliações e evoluções, contribuem diretamente para os profissionais que atuam no negócio.

E contribui, indiretamente, também com uma gestão organizada e segura, que possui informações, documentos e indicadores armazenados em um sistema online, com backups diários e alocados em servidores com transmissão de dados criptografados.

Ou seja, sem correr o risco de ataques a infraestrutura de armazenamento, que pode gerar roubo ou perda de informações sensíveis dos pacientes.

Esses e outros motivos reiteram que priorizar a inovação e a tecnologia no negócio, passou a ser um diferencial aos negócios que estão em constante crescimento.

Como a FENAFISIO incentiva a inovação?

Promover cursos, workshops e eventos é apenas uma das maneiras em que a FENAFISIO contribui para que consultórios e clínicas melhorem a gestão de negócios da área de fisioterapia.

Além disso, a Federação também possui um Selo de Certificação de Qualidade, que qualifica empresas prestadoras de serviços fisioterapêuticos através do Selo Bronze, Selo Prata e Selo Ouro.

De acordo com a presidente Gladis, no Programa de Certificação são 44 descritores analisados. Após a primeira visita, a empresa avaliada recebe um diagnóstico e possui o prazo de seis meses para se adequar.

Após a adequação, uma auditoria é marcada e a empresa recebe a visita de dois integrantes da FENAFISIO para verificar os níveis atingidos e denominar o selo da empresa, conforme a pontuação atingida na avaliação.

O Selo de Certificação da FENAFISIO possui validade de 2 anos e durante esse período, as clínicas ou consultórios certificados continuam tendo acesso a Federação, para buscar suporte e orientações sobre decisões estratégicas dentro da empresa.

“A gente percebeu o quanto as clínicas que passaram ou que estão passando por esse processo de certificação, amadurecem com relação, principalmente, a organização dos processos, engajamento da equipe e formação de liderança. Porque o objetivo não é só você, vamos dizer assim, arrumar a casa pra ter a certificação. O objetivo principal é fazer todo esse processo de organização e, principalmente, a manutenção desse processo, pra manter a qualidade sempre e poder dizer ‘Realmente o que eu entrego, tem qualidade'”, conclui a presidente da FENAFISIO, Gladis Gutiérrez.

Permanecer insatisfeito com o que você faz, é uma forma de sempre melhorar e entregar uma experiência cada vez melhor para o paciente. Começando, principalmente, por uma gestão organizada, que refletirá no desempenho da equipe e, consequentemente, na maior atração de clientes para o seu negócio.


Contato presidente da FENAFISIO, Gladis Gutiérrez:

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