5 estratégias de marketing na internet para divulgação da sua clínica ou consultório de fisioterapia

Hoje em dia não é mais necessário mencionar o quanto a internet está presente no dia a dia das pessoas e a importância da rede para o marketing e relacionamento com clientes. No Brasil temos hoje mais de 120 milhões de usuários na internet, dos quais 90% utilizam redes sociais como Facebook e Instagram.

A realidade é que explorar o potencial da internet deve fazer parte da estratégia da sua clínica ou consultório e realizar esse trabalho de forma qualificada pode ser um diferencial na atração de clientes/pacientes e nos resultados do negócio.

Outro fator positivo em relação ao marketing na internet, é que se comparado com ações de publicidade em canais tradicionais como rádio e jornal, as mídias digitais demandam muito menor investimento, possibilitam direcionar os anúncios para os públicos específicos da sua clínica e permitem avaliar de forma mais precisa os resultados dos anúncios realizados. Com isso o retorno sobre o investimento realizado será sempre melhor se comparado a mídias tradicionais.

Também é importante que você como gestor, tenha o entendimento de que o marketing na internet deve fazer parte da estratégia, para isso é necessário dar a devida atenção para o planejamento das ações que serão realizadas e se envolver diretamente na parte tática da operação, que consiste na execução das atividades e acompanhamento dos resultados.

Nesse artigo iremos abordar medidas a nível estratégico para o negócio, de como se posicionar na internet e quais canais ou ferramentas podem ser utilizadas. Para mais detalhes sobre ações práticas de utilização da internet e redes sociais para marketing e divulgação sugerimos o download do e-book: Guia de marketing: Internet e Redes Sociais para Clínicas de Fisioterapia e Fisioterapeutas.

Defina o público alvo da sua clínica ou consultório

Essa é a primeira etapa em qualquer planejamento de marketing, definir e saber qual o perfil ideal do seu cliente. Com isso você irá direcionar todo sua comunicação e ações de publicidade para esse público.

Para definir o seu público é necessário ter bem claro os serviços que serão prestados, entender as características e comportamento dos seus clientes, definir o posicionamento em relação ao mercado, se o seu serviço será popular ou voltado para classes de maior poder aquisitivo e ainda conhecer a região onde a sua clínica está inserida.

Por exemplo, os serviços da sua clínica podem ser voltados para idosos, para crianças ou oferecer serviços de estética, que é direcionado para mulheres, na maioria dos casos. Além disso, você pode oferecer serviços de qualidade e com isso praticar preços mais altos ou então praticar valores acessíveis voltados para classes C e D. Também é importante considerar sua localização e a área de atuação da sua clínica.

Vamos imaginar o seguinte cenário: você possui uma clínica de estética na zona sul da cidade do Rio de Janeiro e possui equipamentos de última geração que lhe permitem oferecer serviços de alta qualidade. Com essas informações podemos sugerir que o seu público serão mulheres das classes A e B e qualquer divulgação do negócio será direcionada para mulheres na faixa de idade de 25 a 55 anos que trabalham ou moram na região sul da cidade do Rio de Janeiro e tenham alto poder aquisitivo, além de interesse em beleza e estética.

Com o seu público alvo bem definido, todas ações de marketing e comunicação na internet devem estar alinhadas com o perfil do seu público.

Mantenha o website da sua clínica sempre atualizado

Além, claro, de desenvolver um website de qualidade, que seja responsivo e acessível para dispositivos móveis, é fundamental acrescentar informações completas sobre o negócio e manter o website sempre atualizado.

Informações e funcionalidades necessárias para o website são:

  • Áreas de atuação da clínica dentro da Fisioterapia
  • Descrição completa dos serviços oferecidos
  • Métodos, técnicas, equipamentos e tecnologias utilizadas
  • Equipe e a formação e experiência dos profissionais
  • Resultados gerados a partir do serviços
  • Endereço completo, formas de contato e horários de atendimento

Também é possível disponibilizar informações complementares e até mesmo formas de relacionamento com seus clientes, como:

  • Depoimentos de clientes
  • Agenda de atendimentos com possibilidade de agendamento pelo website
  • Integração com redes sociais
  • Conteúdo como dicas relacionadas ao serviços oferecidos

Quanto mais informações e funcionalidades o website oferecer, melhor. Além da satisfação dos usuários, o site deverá ficar bem posicionado para resultados de busca relacionados.

Crie um blog e publique conteúdo de qualidade regularmente

Sendo a fisioterapia uma área da saúde e os serviços estão quase sempre ligados ao bem-estar, qualidade de vida ou estética, talvez o principal para a sua clínica e para os profissionais da área é a credibilidadeconfiança no negócio e profissionais.

Para gerar essa credibilidade e confiança, umas das melhores formas é compartilhar conteúdo de qualidade relacionado aos serviços que a sua clínica ou estética oferece, por exemplo descrevendo os métodos e técnicas utilizadas e os resultados gerados. Também pode ser divulgado casos de sucesso com depoimentos de clientes recomendando os serviços. Esses conteúdos vão gerar a sensação de autoridade na sua área de atuação e com isso maior confiança dos clientes.

Os conteúdos do blog também irão contribuir e muito para que sua clínica seja encontrada a partir de buscas na internet. Segundo o Google, a cada 20 pesquisas realizadas, 1 é relacionada a saúde. Considerando que temos mais de 100 bilhões de buscas diárias, com certeza em muitas dessas buscas seu blog ou site pode aparecer nos primeiros resultados das buscas e ser encontrado por um potencial cliente.

Outro ponto importante é que o conteúdo seja apenas informativo, sem nenhum ou pouco caráter promocional. É muito mais efetivo adquirir clientes pela confiança na qualidade do serviço do que por promoções ou propaganda direta.

O conteúdo publicado no blog também pode ser usado para ser divulgado nas redes sociais, onde não é difícil conquistar um alcance significativo através de curtidas e compartilhamento dos seus contatos. Se você quiser pode utilizar canais mais avançados de divulgação como e-mail marketing e anúncios por segmentação do público.

Utilize as redes sociais para divulgação e relacionamento com seu público

A redes sociais mais utilizadas no Brasil são: Facebook, WhatsApp, Youtube, Facebook Messenger, Instagram, Skype, Twitter e LinkedIn.

O ideal é explorar as características e potencial de cada uma das redes sociais. Por exemplo o Facebook e Instagram são as melhores opções para maior alcance e divulgação de informações da empresa e conteúdos, já o WhatsApp e o Skype são opções para atendimento e comunicação com seus clientes e pacientes.

Cada rede social possui suas características e peculiaridades, falamos mais sobre como explorar cada rede social no guia de marketing na internet e redes sociais.

Vale lembrar que é recomendado que você sempre utilize as opções de perfil corporativo em qualquer uma das redes sociais, não utilizando seu perfil pessoal para a clínica. Por exemplo no Facebook, não utilizar a opção de perfil pessoal, mas sim uma Fan Page como perfil para o negócio. Cada rede social possui sempre a opção de perfil corporativo e oferece inúmeras funcionalidades a mais voltadas para a divulgação e relacionamento com seu público e clientes.

Faça anúncios na internet

Há inúmeras formas de fazer anúncios ou propaganda na internet, para escolher onde realizar anúncios primeiro é necessário considerar o modelo de negócio e o perfil do seu público.

Considerando que a sua clínica tem atuação regional e o você conhece bem o perfil dos clientes, as melhores opções são o Google Ads e Facebook Ads. Com essas ferramentas é possível direcionar e personalizar os anúncios.

Por exemplo, com o Facebook Ads é possível criar um campanha de anúncios, mencionando os serviços prestados, com uma chamada para contato ou agendamento de um serviço, direcionando o anúncio para mulheres de 25 a 55 anos que tenham interesse em beleza e estética ou então que tenham interesse em pilates, se o seu negócio for um estúdio de pilates. Dessa forma é possível medir e acompanhar de forma precisa os resultados e o retorno do investimento.

Com um investimento relativamente baixo de algo em torno de R$ 50,00 no Facebook Ads é possível atingir um público qualificado de milhares de pessoas, que tendem a ter interesse nos serviços da sua clínica. Tente comparar um anúncio desses com uma campanha em rádio ou jornal, que além de não ser direcionada para o seu público, não possibilita avaliar os resultados.

Como você pôde perceber, não é complicado utilizar a internet a favor do seu negócio. Você pode começar optando por uma das estratégias mencionadas no artigo e seguir avançando de acordo com a evolução do negócio e resultados obtidos.

Outro ponto que vale a pena lembrar é que antes de iniciar a divulgação da sua clínica, é fundamental criar uma marca forte e de qualidade para sua clínica.

Tanto para o planejamento como a execução dessas e outras estratégias de marketing na internet, você pode optar por executar internamente, onde será necessário um certo tempo de dedicação para estudo das ferramentas e execução das atividades, ou pode optar por contratar uma agência de comunicação e marketing, que irá ficar responsável por todo trabalho. Cabe a você analisar sua disponibilidade de tempo e recursos da equipe da sua clínica e também a disponibilidade financeira para investimento. Lembrando que algumas ações podem demorar alguns meses para gerarem resultado.

Compartilhe conosco sua experiência com marketing na internet em seu negócio da área de fisioterapia, quais canais ou ferramentas você utiliza e quais os resultados?

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