Como desenvolver e divulgar a marca da sua clínica de fisioterapia?

Se você é profissional da área de fisioterapia e possui ou está pensando em criar a sua clínica ou consultório, com certeza você já se deparou com a necessidade de criar e divulgar a marca do seu negócio. Até porque, ter uma marca conhecida e respeitada na sua região de atuação é fundamental para atrair clientes e obter bons resultados no negócio.

Importância da gestão da marca para sua clínica

Primeiro é fundamental entender que a marca vai muito além do símbolo gráfico que representa a sua clínica, uma boa gestão de marca consiste em manter um padrão de qualidade em todos os pontos de exibição da marca e interação com clientes. Esse processo de gestão de marca é conhecido no mundo do marketing como Branding, que consiste em ações alinhadas ao posicionamento, propósito e aos valores do negócio, que irão ajudar a construir a percepção da marca na mente do cliente.

A sua clínica pode ter uma logomarca muito boa visualmente, uma fachada muito bonita, mas se o atendimento aos clientes não for bom ou o ambiente interno da clínica for velho ou sujo, a percepção da marca pelos clientes provavelmente será comprometida.

Portanto, é necessário dar atenção à todas as situações que a marca da sua clínica se relaciona com clientes e com o mercado, tanto na exibição da marca em anúncios de publicidade, redes sociais, como no atendimento aos clientes e ambiente da clínica onde os atendimentos e serviços aos clientes são realizados.

Um bom posicionamento e divulgação da marca da sua clínica, irá causar satisfação em clientes, atrair novos pacientes para a sua clínica e principalmente, gerar melhores resultados para o seu negócio.

Como criar a logomarca da sua clínica?

Sabendo e considerando a importância da marca para o seu negócio, os primeiros passos são a definição do nome para a clínica e a criação da logomarca, que será o símbolo gráfico que irá representar visualmente a marca.

Para a definição do nome, é importante avaliar e considerar alguns pontos:

  • Semelhança com a área de atuação e especialidade da clínica
  • Ocorrência de negócios com nomes semelhantes na sua região de atuação
  • Consulta no INPI sobre disponibilidade do nome para registro da marca
  • Disponibilidade de domínio de internet e perfis de redes sociais para o nome
  • Facilidade para memorização, pronuncia e digitação

Para a criação da logomarca, é altamente recomendado que seja desenvolvida por profissionais especializados, para isso você pode buscar agências de publicidade e propaganda da sua região ou serviços online que oferecem esse serviço via relação direta com profissionais, onde o custo pode ser menor em relação às agências, boas opções de serviços são o We Do Logos e o Fiver.

Na criação da logomarca é necessário que seja desenvolvido também o manual de identidade visual da marca, onde deve constar todas as formas e possibilidades para utilização da logomarca, em diferentes canais e mídias, como materiais impressos ou redes sociais.

Definição de público e perfil de clientes

A definição do público e perfil de cliente ideal é fundamental para direcionar todas ações de marketing, como publicidade e propaganda.

Por exemplo, a sua clínica pode se posicionar como sendo de alta qualidade e focada em clientes com poder aquisitivo elevado das classes A e B, ou os serviços oferecidos podem ser mais voltados para o público feminino e ou com idade avançada.

Com o público definido, todas atividades de marketing devem ser direcionadas para esse público, desde a local para instalação da clínica até canais utilizados para divulgação, como rádios, jornais ou revistas. O seu negócio precisa estar presente onde está o seu público e precisa falar a mesma língua do perfil de cliente ideal para a sua empresa.

Divulgação da marca

Antes de fazer a divulgação da clínica, você deve definir a estratégia do negócio. Por exemplo, se a sua clínica está iniciando as atividades, qual o orçamento disponível para o semestre ou próximos doze meses, quais os objetivos de número de clientes a serem atendidos, número de atendimentos por mês e outros pontos que são importante para o negócio. A partir disso, pode ser criado um planejamento de ações de publicidade e propaganda para divulgação da clínica e atração de clientes.

Hoje em dia, com a internet e redes sociais, há muitas alternativas para divulgação e relacionamento com o mercado de atuação e potenciais clientes. Um bom exemplo é a utilização do Facebook, que não necessita de nenhum investimento financeiro para criação de uma página para sua clínica, além de ser uma rede social onde boa parte do seu público está conectado. No Brasil existem atualmente 110 milhões de usuários ativos no Facebook, dos quais aproximadamente 85 milhões acessam a rede social todos os dias.

Para divulgar a clínica na internet também é recomendado a criação de um website, onde podem ser divulgados os serviços realizados, informações do negócio, da equipe e formas de contato. Outra boa ferramenta de divulgação é um blog com informações sobre a clínica e conteúdo sobre a área de atuação da clínica, por exemplo uma clínica voltada para estética, pode divulgar dicas de saúde e beleza.

Também há na internet serviços que funcionam em forma de catálogos online para divulgação de empresas de diversas áreas de atuação, como fisioterapia, estética, pilates, etc. Também é importante estar presente nesses serviços, já que tendem a ser bastante acessados por usuários que buscam pelo serviço que sua clínica oferece. Específico para a área de fisioterapia, existe o BuscaFisio, que busca catalogar e divulgar todas as clínicas, consultórios e profissionais da área no Brasil, em todos os ramos de atuação da fisioterapia.

Como hoje em dias os clientes tendem a buscar profissionais de fisioterapia e serviços da área na internet, é imprescindível ter uma presença qualificada na rede, para ser encontrado pelos potenciais clientes.

Outras alternativas de divulgação é a utilização de mídias e canais mais tradicionais, como jornais, rádios, revistas e televisão. Esse tipo de publicidade geralmente demanda um investimento um pouco mais, mas pode ser uma boa opção para aumentar o alcança da sua marca.

Como clínicas de fisioterapia envolvem a saúde dos seus clientes, uma das principais questões a serem trabalhadas é a credibilidade e segurança nos serviços prestados. Para gerar essa confiança pode ser interessante obter depoimentos de pacientes que tiveram sucesso em seus tratamentos para divulgação nos canais utilizados pela clínica, como redes sociais, blog, website, jornais e outros possíveis.

Monitoramento e análise de resultados

O objetivo principal da sua clínica deve ser gerar bons resultados e satisfação para os pacientes e clientes. Já no marketing, muitos estudiosos da área consideram que em síntese o objetivo da área deve ser fazer com que clientes e potenciais clientes recomendem o serviço da empresa para outras pessoas, além claro, de atrair clientes para o negócio.

Considerando que esses dois fatores representam a qualidade dos serviços prestados pela clínica e também os resultados gerados pelo marketing e divulgação da marca, se torna fundamental acompanhar e medir essas métricas para saber se os processos estão indo bem e identificar o que pode/deve ser melhorado.

Para avaliar a satisfação dos clientes o melhor método é a utilização do NPS (Net Promoter Score), que é muito simples de ser realizado, pois consiste apenas em fazer a seguinte pergunta aos clientes da sua clínica: Em uma escala de 0 a 10, o quão você indicaria a “Nome da sua clínica” para seus amigos ou familiares?.

Os resultados do marketing devem ser avaliados a partir do retorno que está sendo gerado com as ações de publicidade e propaganda, se está dentro do planejado e metas previamente definidas. Caso os resultados não estejam alinhados com os objetivos é importante avaliar o que não está bom e ajustar as ações, por exemplo, se anúncios em rádio não dão retorno, seu público pode não estar nos ouvintes da rádio, portanto é necessário testar outros canais ou mídias, como uma revista da área de saúde ou redes sociais como Facebook e Instagram.

Como podemos concluir com o conteúdo do artigo, a divulgação e posicionamento da marca é um fator determinante para o sucesso da sua clínica, consultório ou estúdio de pilates, portanto não deixe da dar a devida atenção para questão, você pode estar deixando de atrair os clientes que poderia e comprometendo o retorno e resultados do negócio.

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