Buscas no Google: 10 dicas para o seu negócio ser encontrado na internet

A internet tornou-se o principal meio de pesquisa por serviços, produtos e negócios. A todo momento, são realizadas buscas no Google sobre diversos assuntos, e isso não é diferente para a área da saúde. Muitas pessoas recorrem à internet para pesquisar sobre sintomas de doenças, tratamentos e contatos de fisioterapeutas, médicos, especialistas, etc.

Atualmente, são realizadas 101.138 buscas no Google, por segundo, conforme os dados de abril de 2022, da Internet Live Stats). Mas, apesar dessa quantidade de buscas, como profissionais da saúde podem ser encontrados no Google?

Para melhorar as buscas no Google, separamos 10 dicas importantes:

  1. Defina sua palavra-chave
  2. Tenha um site seguro e responsivo
  3. Mantenha seu site completo
  4. Insira imagens pensando no SEO
  5. Utilize link building
  6. Esteja presente no Google Meu Negócio
  7. Crie uma página no BuscaFisio
  8. Produza conteúdos relevantes
  9. Fique atento a concorrência
  10. Utilize o Google Ads e esteja um passo à frente

1 – Defina sua palavra-chave

Qualquer trabalho de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, otimização para o mecanismo de busca, deve iniciar pela definição de palavra-chave.

A palavra-chave é a principal ideia do seu conteúdo, é para ela que o Google irá olhar para entregar sua página / site como resultado nas buscas dos usuários. Assim, age como um filtro para conectar o seu conteúdo com a intenção de pesquisa.

Para Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais ou outras áreas, um bom exemplo de palavra-chave são as especialidades e diferenciais dos serviços trabalhados. Lembrando que a palavra-chave pode ser composta ou simples.

A quantidade de palavras-chave varia conforme o conteúdo, se for apenas uma página em um site de busca, tenha uma palavra principal. Mas, se você possuir um site próprio, procure definir mais palavras-chave. Pois, nesse caso, você terá mais material e espaço para trabalhar o ranqueamento delas.

Você pode utilizar ferramentas disponíveis na internet para pesquisar as intenções e ocorrências das buscas para definir as melhores palavras-chave para o seu negócio. Algumas possuem versões gratuitas e são fáceis de usar, como o Answer The Public, Keyword Magic Tool, Keyword Tool e Ubersuggest.

Como utilizar as palavras-chave?

Após definir a palavra-chave, foque o seu conteúdo nela. As principais dicas de SEO para o uso de palavra-chave é que ela esteja presente no título da página, nos subtítulos (se possível) e ao longo do texto, mencionando os sinônimos de buscas que você identificou.

Assim, cada vez que os usuários fizerem buscas no Google que remetem a sua palavra-chave ou assuntos parecidos, sua página se tornará um bom resultado e irá ranquear até a primeira página de pesquisa do Google, até se tornar o primeiro resultado.

2 – Tenha um site seguro e responsivo

Uma das prioridades do Google é ranquear páginas e resultados de busca que sejam seguros e ofereçam uma boa experiência ao usuário. Por isso, para você ser encontrado no Google é importante que sua página ou site tenha o certificado SSL, protocolo que cria uma conexão criptografa e pode ser facilmente identificado quando o link do site é alterado de http para https.

Além disso, é importante verificar a velocidade de carregamento da página. Sites que apresentam lentidão, na maioria das vezes, fazem com que o usuário permaneça poucos segundos navegando e desista de consumir o conteúdo. Isso causa uma má impressão para o Google, que acaba não ranqueando a página como um bom resultado.

Outra dica importante é sobre a responsividade da página, ou seja, se ela se adapta as diferentes telas (computadores, celulares e tablets). Sites que não são responsivos, podem apresentar uma experiência ruim de navegação para o usuário.

Caso você opte por divulgar o seu negócio em páginas especializadas de busca, atente-se à esses itens!

3 – Mantenha seu site completo

Otimize seu site e página com informações completas e de acordo com sua(s) palavra(s)-chave. Para isso, insira um título, escreva um breve “Sobre” para informar quais serviços você trabalha, organize o conteúdo com subtítulos e explique os procedimentos oferecidos e profissionais que atendem em sua clínica ou consultório.

Quanto mais conciso e direto for o conteúdo, mais fluída se torna a leitura, garantindo a compreensão do usuário e podendo, assim, converter em um novo cliente.

Ter um site completo também garantirá que o usuário encontre todas as informações que precisa e não desista de marcar um atendimento. Como, por exemplo, conferir o endereço, visualizar os convênios trabalhados e os serviços que você oferece.

Negócios da área da Fisioterapia e Terapia Ocupacional que oferecem mais autonomia aos clientes, também possuem o agendamento on-line em seus sites. Dessa maneira, o cliente que encontra sua página, pode verificar todas as suas informações e já marcar um atendimento, conforme o dia e horário que preferir.

4 – Insira imagens pensando no SEO

Quando um usuário faz uma pesquisa no Google Imagens, insere uma palavra-chave que você utiliza e clica em buscar imagem no Google, o seu site pode se tornar um resultado de busca. Pois, o Google também apresenta como resultado, as imagens inseridas em páginas, blogs ou sites.

Por isso, é importante salvar as imagens que serão anexadas em seu site com uma breve descrição, separada por hifens e sem acentuação, e principalmente, utilizar uma palavra-chave.

Além de auxiliar no ranqueamento como resultado de busca no Google Imagens, isso também é utilizado para momentos que sua imagem não é carregada ou para dispositivos com leitores de tela, no caso de usuários portadores de alguma deficiência.

Neste caso, essa legenda curta funciona como um texto alternativo ou atributo alt (como é chamado em alguns momentos). Ao invés de aparecer a imagem, irá aparecer a legenda que você atribuiu.

5 – Utilize link building

Fazer o trabalho com links internos e externos é muito importante para a sua página receber mais buscas no Google. E essa tarefa pode ser realizada em conjunto com demais sites.

A relação de link building existe quando você menciona sites externos em sua página, ou vice-versa. Isso ocorre quando o link da sua página for utilizado em redes sociais, no Google Meu Negócio, em artigos de blog ou outros exemplos.

Mas, o link building também pode ocorrer em formatos de parcerias ou através de materiais interativos. Nesse caso, sites de outras pessoas irão lhe mencionar, o que demonstra ao Google a autoridade de sua página.

Porém, também é preciso ter cuidado com menções externas. No caso de site com qualidade duvidosa, o Google impõe pontuações menores, que podem atingir também a sua página e dificultar o ranqueamento.

O link da sua página também é uma característica muito importante e deve ser cuidada. Assim como na descrição alternativa das imagens, procure utilizar um link curto, com as palavras separadas por hífen e sem acentuações.

Existem algumas plataformas de busca que permitem ao usuário a personalização do link, assim, contribui para as buscas no Google, uma vez que se torna possível inserir até mesmo a palavra-chave da sua página.

6 – Esteja presente no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que auxilia a sua empresa ser encontrada através das buscas no Google e no Google Maps.

Para criar uma página no Google Meu Negócio, basta acessar a plataforma, inserir os dados da sua empresa e se cadastrar. Em seguida, utilize nossas últimas dicas e preencha todas as informações de sua clínica ou consultório.

Além de gerar engajamento pela localização e formas de contato, o Google Meu Negócio também oferece uma aba para que os clientes possam dar feedbacks. Dessa forma, você pode divulgar o link para receber avaliações dos pacientes e melhorar os acessos da sua página.

Criar uma página em plataformas como essa é uma boa opção para quem não tem site e deseja ser encontrado no Google. Para quem já possui sites personalizados, uma página no Google Meu Negócio irá contribuir na melhora das buscas no Google.

7 – Crie uma página no BuscaFisio

Assim como o Google Meu Negócio, o BuscaFisio também auxilia a melhorar e aumentar as buscas no Google, porém, com o diferencial de ser uma plataforma voltada a busca de profissionais, serviços e negócios da área da Fisioterapia.

No BuscaFisio é possível ter uma página completa e recursos para:

  • Inserir imagem de perfil e um breve “sobre”;
  • Descrever o seu negócio de forma geral;
  • Incluir sobre os serviços e profissionais;
  • Cadastrar fotos na galeria para exibir seu espaço;
  • Receber avaliações dos clientes;
  • Exibir informações de contato, localização e convênio;
  • Disponibilizar o agendamento online;
  • Personalizar um link curto para a página.

Criar uma página no BuscaFisio é grátis e fácil. Para isso, basta acessar a plataforma e inserir seus dados para cadastro.

O BuscaFisio é uma plataforma da ZenFisio, que oferece um sistema de gestão e marketing. Optando pelo BuscaFisio Pro é possível ter uma página completa no BuscaFisio e gerenciar todos os agendamentos e pacientes, através da agenda da ZenFisio.

Outra vantagem em ter o BuscaFisio Pro é ser destaque nos resultados de buscas. Além de ter os dados da sua clínica verificados, você conquista mais visitas e pode ter sua página ranqueada nas buscas avançadas do Google.

Aproveite para criar sua página e testar grátis por 7 dias, todos os recursos do BuscaFisio Pro.

8 – Produza conteúdos relevantes

A produção de conteúdos enfatiza a autoridade que o seu negócio possui sobre os serviços e procedimentos oferecidos. Dessa forma, é importante criar e divulgar nas redes sociais e, até mesmo, em site ou blog, se você possuir.

Além de produzir conteúdos sobre dicas e curiosidades dos procedimentos, você pode criar posts falando sobre como o cliente pode usar o agendamento online, por exemplo, no caso do BuscaFisio. Assim, você aproveita para linkar a sua página, conforme a dica do item 5.

Outra opção, muito utilizada por empresas que possuem mais de uma rede social e conteúdos espalhados em diversas plataformas, é utilizar ferramentas que armazenam todos os links em um só ambiente. Um dos mais conhecidos é o Linktree, que possui uma versão gratuita.

Utilize esse tipo de ferramenta para incluir em sua bio (descrição) do Instagram, por exemplo, local que só aceita um link. Ou, se preferir, na descrição do WhatsApp Business de sua clínica ou consultório.

É importante ter essa transição entre os sites e links que você possui, para demonstrar ao Google a importância das páginas e ir ranqueando o seu conteúdo progressivamente.

9 – Fique atento a concorrência

Neste caso, é importante fazer um trabalho conjunto com a dica número 1 sobre definir uma palavra-chave. Após escolher com quais você deseja trabalhar, faça uma rápida busca no Google para ver quais resultados aparecerão.

Provavelmente, muitos serão de seus concorrentes. Aproveite e visualize as páginas deles, identifique quais os principais pontos trabalhados e tente entender as estratégias utilizadas.

Na internet, é sempre muito importante acompanhar a concorrência e os primeiros resultados das buscas no Google. Assim, você consegue emplacar sua página e melhorar o resultado de ranqueamento.

10 – Utilize o Google Ads e esteja um passo à frente

Todas as dicas dos itens anteriores se referem a obtenção de resultados orgânicos, ou seja, não pagos. São dicas simples e básicas de SEO que ajudam a melhorar a performance a longo prazo da sua página, nas buscas do Google.

Mas, para obter resultados mais significativos, também é possível trabalhar com estratégias pagas, através do Google Ads. Esta, é a plataforma de anúncios do Google.

No Google Ads você pode criar anúncios com diferentes objetivos, como: ter mais visitas em seu site, melhorar os resultados de busca da sua página ou, ainda, direcionar um anúncio para que os clientes lhe chamem no WhatsApp para marcar um atendimento.

Tudo varia conforme o objetivo do seu negócio em anunciar no Google Ads e também o orçamento previsto para as campanhas que serão criadas. Vale ainda pensar nessa estratégia com o apoio de profissionais ou agências especializadas em marketing digital, para obter resultados mais precisos.


Neste artigo vimos diferentes dicas para melhorar o SEO de páginas ou sites de clínicas e consultórios de diferentes áreas da saúde. Atualmente, muitos comentam sobre ranqueamento no Google e otimização de buscas, por isso vamos deixar uma dica extra.

O Google é uma plataforma que está sempre em atualização. Por isso, é preciso estar sempre atento, atualizado e estudando esse tema.

Mas, sabemos que não são todos que possuem facilidade em entender esse mecanismo de busca. Por isso, aqui no Blog SouFisio reunimos os melhores conteúdos de gestão e marketing para profissionais, clínicas e consultórios de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Estúdio de Pilates e Estética, e demais áreas da saúde.

Dessa forma, entregamos conteúdos completos e atualizados para contribuir no resultado do seu negócio. Por isso, agora que você já sabe como otimizar suas buscas no Google, aproveite para criar uma página no BuscaFisio e testar grátis por 7 dias, o BuscaFisio Pro. Seja encontrado por novos clientes e saia na frente de sua concorrência!

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